Repository logo
 
Publication

A avaliação diagnóstica em educação física: uma abordagem prática a nível macro

dc.contributor.authorGonçalves, Fátima
dc.contributor.authorFernandes, Marco
dc.contributor.authorGaspar, Arcanjo
dc.contributor.authorOliveira, Ricardo
dc.contributor.authorGouveia ,Élvio
dc.date.accessioned2017-11-28T16:19:26Z
dc.date.available2017-11-28T16:19:26Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA avaliação diagnóstica (AD) é uma ação importante no planeamento do processo de ensinoaprendizagem, pois situa o aluno em relação aos conhecimentos e aptidões objetivados para o seu nível de ensino. Os objetivos deste estudo foram: (1) contextualizar a AD na disciplina de Educação Física (EF), e (2) abordar a sua pertinência no âmbito das aulas de EF, enquanto elemento preponderante no processo ensino-aprendizagem. Neste estudo de natureza transversal, participaram 83 professores de Educação Física (EF). Após uma revisão da literatura foi construído um questionário centrado na resposta a 5 problemas: (1) O que é a AD?; (2) Qual é a pertinência da AD na EF?; (3) Em que momentos se realiza a AD? (4) Que instrumentos, meios e conteúdos são utilizados na AD? (5) Como são utilizados os dados da AD?. A maioria dos professores (91,6%) atribui importância à AD e cerca de 67,1% definem a AD como “uma forma de identificar o nível inicial do aluno relativamente às atividades físicas, aptidão física e conhecimentos”. Os professores que valorizam a AD, tendem a avaliar por bloco de matéria, usam fichas de registo ou similares, atribuem classificação ao aluno e repetem o mesmo instrumento de AD e avaliação sumativa. A AD é defendida pela maioria dos professores de EF, embora hajam diferentes visões sobre os instrumentos, meios e conteúdos utilizados. A sua essência assenta no pressuposto de que uma correta AD conduzirá à adoção de estratégias de diferenciação pedagógica eficazes no desenvolvimento do aluno.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8805-00-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1707
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAvaliação diagnósticapt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA avaliação diagnóstica em educação física: uma abordagem prática a nível macropt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchalpt_PT
oaire.citation.endPage95pt_PT
oaire.citation.startPage89pt_PT
oaire.citation.titleProblemáticas da educação física Ipt_PT
person.familyNameGouveia
person.givenNameÉlvio Rúbio
person.identifier.ciencia-id3B10-8BDF-0D67
person.identifier.orcid0000-0003-0927-692X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationbac4d787-0647-4e23-82d0-0a905ddcd3e1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybac4d787-0647-4e23-82d0-0a905ddcd3e1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Avaliação Diagnóstica em Educação Física uma AbordagemÉlvioGouveia.pdf
Size:
290.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: