Publication
A avaliação diagnóstica em educação física: uma abordagem prática a nível macro
dc.contributor.author | Gonçalves, Fátima | |
dc.contributor.author | Fernandes, Marco | |
dc.contributor.author | Gaspar, Arcanjo | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ricardo | |
dc.contributor.author | Gouveia ,Élvio | |
dc.date.accessioned | 2017-11-28T16:19:26Z | |
dc.date.available | 2017-11-28T16:19:26Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A avaliação diagnóstica (AD) é uma ação importante no planeamento do processo de ensinoaprendizagem, pois situa o aluno em relação aos conhecimentos e aptidões objetivados para o seu nível de ensino. Os objetivos deste estudo foram: (1) contextualizar a AD na disciplina de Educação Física (EF), e (2) abordar a sua pertinência no âmbito das aulas de EF, enquanto elemento preponderante no processo ensino-aprendizagem. Neste estudo de natureza transversal, participaram 83 professores de Educação Física (EF). Após uma revisão da literatura foi construído um questionário centrado na resposta a 5 problemas: (1) O que é a AD?; (2) Qual é a pertinência da AD na EF?; (3) Em que momentos se realiza a AD? (4) Que instrumentos, meios e conteúdos são utilizados na AD? (5) Como são utilizados os dados da AD?. A maioria dos professores (91,6%) atribui importância à AD e cerca de 67,1% definem a AD como “uma forma de identificar o nível inicial do aluno relativamente às atividades físicas, aptidão física e conhecimentos”. Os professores que valorizam a AD, tendem a avaliar por bloco de matéria, usam fichas de registo ou similares, atribuem classificação ao aluno e repetem o mesmo instrumento de AD e avaliação sumativa. A AD é defendida pela maioria dos professores de EF, embora hajam diferentes visões sobre os instrumentos, meios e conteúdos utilizados. A sua essência assenta no pressuposto de que uma correta AD conduzirá à adoção de estratégias de diferenciação pedagógica eficazes no desenvolvimento do aluno. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8805-00-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1707 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Avaliação diagnóstica | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A avaliação diagnóstica em educação física: uma abordagem prática a nível macro | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 95 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 89 | pt_PT |
oaire.citation.title | Problemáticas da educação física I | pt_PT |
person.familyName | Gouveia | |
person.givenName | Élvio Rúbio | |
person.identifier.ciencia-id | 3B10-8BDF-0D67 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0927-692X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | bac4d787-0647-4e23-82d0-0a905ddcd3e1 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bac4d787-0647-4e23-82d0-0a905ddcd3e1 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A Avaliação Diagnóstica em Educação Física uma AbordagemÉlvioGouveia.pdf
- Size:
- 290.75 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: