Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Ana Isabel
dc.contributor.authorJasmins, Lisandra Fabíola Spínola
dc.date.accessioned2023-02-03T14:00:05Z
dc.date.available2023-02-03T14:00:05Z
dc.date.issued2022-07-21
dc.description.abstractEste relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que representa um processo de evolução e reflexão das três práticas pedagógicas, desenvolvidas nas valências da Educação de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As intervenções referidas foram desenvolvidas no Infantário Semi-Internato de Santa Clara, na sala das Abelhinhas e na Escola EB1/PE de São Roque, na mesma turma, correspondendo ao 2.º ano e ao 3.º ano. O relatório está divido em duas partes, sendo que na primeira parte procurei refletir sobre a metodologia implementada na práxis, enquadrando-a numa base teórica fundamentada. Nesta parte definiu-se quatro capítulos que fundamentam as práticas pedagógicas. Na segunda parte são referidas as práticas pedagógicas desenvolvidas, em ambas as valências. Nas práticas desenvolvidas, no que concerne às duas valências foi proposto e implementado um Projeto de Investigação-Ação, respetivamente, com o intuito de atenuar a problemática identificada. O Projeto correspondente à valência da Educação Pré-Escolar sustentou-se na questão: “Como é que o grupo de crianças da sala das Abelhinhas pode desenvolver atitudes de tolerância, compreensão e respeito pela diferença?” e o da valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na questão: “Como promover atitudes de cooperação e respeito entre os alunos da turma do 3.ºA?”. Por fim, procurei que este relatório transparecesse uma análise crítica e reflexiva das práticas pedagógicas, sustentadas num enquadramento teórico. Este também transparece uma diversidade nas atividades e estratégias implementadas, tendo sempre em consideração as características das crianças/alunos para a aquisição de aprendizagens significativas.pt_PT
dc.description.abstractThis report was written within the scope of the Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, so it represents a process of evolution and reflection of the three pedagogical practices, developed in the areas of Early Childhood Education and 1st Basic Education Cycle. The interventions referred to were carried out in the Semi-Internato de Santa Clara, in the Abelhinhas room and the school EB1/PE de São Roque, in the same class, corresponding to the 2nd and 3rd years. The report is divided into two parts, and in the first part, I tried to reflect on the methodology implemented in praxis, framing it on a grounded theoretical basis. In this part, four chapters were defined that support the pedagogical practices. The second part refers to the pedagogical practices developed in both areas. In the developed practices, regarding the two valences, a Research-Action Project was proposed and implemented, respectively, to alleviate the identified problem. The Project corresponding to the valence of Pre-School Education was based on the question: “How can the group of children in the Abelhinhas room develop attitudes of tolerance, understanding and respect for difference?” and the valence of the 1st Cycle of Basic Education, in the question: “How to promote attitudes of cooperation and respect among the students of the 3rd A class?”. Finally, I tried to make this report appear a critical and reflective analysis of pedagogical practices, supported by a theoretical framework. This also shows a diversity in the activities and strategies implemented, always considering the characteristics of the children/students for the acquisition of significant learning.pt_PT
dc.identifier.tid203201922pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4994
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_PT
dc.subjectPreschool Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectPedagogical strategiespt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LisandraJasmins.pdf
Size:
3.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: