Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Cross training: uma abordagem em contexto escolar

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A promoção de um estilo de vida ativo e uma preocupação com a promoção da aptidão física associada a saúde, são aspeto contemplados no Programa Nacional de Educação Física, e na nossa opinião com particular ênfase nos anos terminais. No entanto, da quantificação e avaliação da aptidão física constatou-se reduzidos níveis de aptidão, em particular nas componentes associadas a força e a resistência aeróbia. Como estratégia de potencializar o trabalho destas componentes da aptidão física utilizou-se como a implementação do Cross Training nas aulas de Educação Física. O Cross Training é uma conjugação de três modalidades: o Weightlifting, Ginástica e condicionamento metabólico (Cardio). O Cross Training tem como principal objetivo otimizar a competência física nos dez domínios do condicionamento físico: Resistência Cardiorrespiratória, Resistência Muscular, Força e Flexibilidade, Potência e Velocidade, Coordenação e Agilidade, Equilíbrio e Precisão. É uma modalidade de treino físico que poderá ser realizado na escola usando o peso corporal ou então fazendo uma adaptação dos materiais existentes na escola, e também poderá ser uma ferramenta que os professores podem utilizar como tarefas para casa dos alunos. Assim, através deste artigo pretende-se apresentar propostas de ferramentas didático pedagógicas para abordagem do Cross Training em contexto escolar, apresentando: (i) uma posposta de unidade didática (contemplando 3 níveis, introdutório, intermédio e avançado); (ii) estratégias de operacionalização e (iii) adaptação de recursos materiais e espaciais para a dinamização da matéria. O Cross Training pelas suas características, afirma-se como uma matéria que poderá ser dinamizada, com o intuito de potencializar a aptidão física em contexto escolar.
The promotion of an active lifestyle and a concern for the promotion of physical fitness associated with health are aspects contemplated in the National Program of Physical Education and in our opinion with particular emphasis in the terminal years. However, the quantification and evaluation of physical fitness showed reduced levels of fitness, particularly in the components associated with strength and aerobic endurance. As a strategy to enhance the work of these components of physical fitness, it was used as the implementation of Cross Training in Physical Education classes. Cross Training is a combination of three modalities: Weightlifting, Gymnastics and Metabolic Conditioning (Cardio). Cross Training has as main objective to optimize physical competence in the ten domains of physical conditioning: Cardiorespiratory Endurance, Muscular Endurance, Strength and Flexibility, Power and Speed, Coordination and Agility, Equilibrium and Accuracy. It is a physical training modality that can be carried out at school using body weight or by adapting existing materials at school, and it can also be a tool that teachers can use as homework for students. Thus, through this article we intend to present pedagogical didactic tools to approach Cross Training in a school context, presenting: (i) a postponement of didactic unit (contemplating 3 levels, introductory, intermediate and advanced); (Ii) operational strategies and (iii) adaptation of material and spatial resources for the dynamited of the material. The Cross Training by its characteristics affirms itself like a matter that can be dynamited, with the intention to potentiate the physical fitness in school context.

Description

Keywords

Cross training Aptidão física Operacionalização Escola Physical aptitude Operationalization School . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Madeira

CC License