Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana
dc.contributor.authorTeixeira, Fabiana Filipa de Jesus
dc.date.accessioned2022-01-12T14:13:15Z
dc.date.available2022-01-12T14:13:15Z
dc.date.issued2021-12-09
dc.description.abstractO presente relatório reflete a práxis desenvolvida em dois contextos diferentes: Educação Pré Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal reflexão, apoiei-me nos pressupostos teóricos estudados ao longo da minha formação académica, os quais também orientaram a minha ação pedagógica no Infantário “O Girassol” com crianças de três anos, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Assomada com uma turma de 1.º ano e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Tanque – Santo António com uma turma de 3.º ano. Como futuros docentes importa sermos reflexivos e investigadores, de forma a melhorarmos a nossa atuação e, consequentemente, facilitarmos a construção da aprendizagem das crianças. Assim sendo, a prática pedagógica desenrolou-se tendo como alicerce a metodologia de Investigação-Ação. Por um lado, na valência de Educação Pré-Escolar a prática pedagógica centrou-se mais em torno da questão de investigação: “De que forma as aprendizagens ocorridas em ambientes educativos lúdicos promovem o desenvolvimento pessoal e social das crianças da sala dos três anos do Infantário “O Girassol”?” Por outro lado, na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico procurou-se, maioritariamente, responder à seguinte questão: “De que forma é possível potenciar a aprendizagem dos alunos do 1.º B da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Assomada na construção dos conhecimentos matemáticos?” A última prática pedagógica também ocorreu no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente com uma turma de 3.º ano, porém foi diferente das anteriores, pois não tendo sido solicitada a implementação de um projeto investigação-ação, focou-se mais nas questões didáticas. Por fim, através das várias experiências pedagógicas podemos concluir que não há receitas na Educação. A única coisa que não podemos dar por concluída é a nossa formação, pois a formação contínua é essencial para a construção de uma Educação de qualidade.pt_PT
dc.description.abstractThe present report reflects the praxis developed in two different contexts: Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. For such reflection, I based myself on the theoretical assumptions studied throughout my academic education, which also guided my pedagogical action in the Kinder Garden School “O Girassol” with three-year-old children, in the Basic School of 1st Cycle with Pre-School of Assomada with a 1st year class and in the Basic School of 1st Cycle with Pre-School of Tanque – Santo António with a 3rd year class. As future teachers it is important to be reflective and researchers, in order to improve our performance and, consequently, facilitate the construction of children's learning. Thus, the pedagogical practice developed based on the Action Research methodology. On the one hand, in the field of Pre-School Education the pedagogical practice focused more around the research question: “How does learning in playful educational environments promotes the personal and social development of the children from the three-year-old classroom of the Kinder Garden “O Girassol”?” On the other hand, in the context of the 1st Cycle of Basic Education we tried, mostly, to answer the following question: “How is it possible to enhance the learning of the 1st B students from the Basic School of 1st Cycle with Pre-School of Assomada in the construction of mathematical knowledge?” The last pedagogical practice also took place in the context of the 1st Cycle of Basic Education, more precisely with a 3rd year class, but it was different from the previous ones, as the implementation of an action research project was not requested, it focused more on the didactic subjects. Finally, through the various pedagogical experiences we can conclude that there are no recipes in Education. The only thing we cannot conclude is our education, because the professional development is essential for building a quality Education.pt_PT
dc.identifier.tid202855058pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3976
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPre-School Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio de MestradoFabianaTeixeira.pdf
Size:
2.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format