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Advisor(s)
Abstract(s)
De acordo com os dados fornecidos pelo Gabinete de Avaliação Educacional
do Ministério da Educação (GAVE) acerca do relatório do Programme for International
Student Assessment (PISA) em 2006, os resultados das provas de aferição, do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico (CEB), revelam o fraco desempenho das
crianças portuguesas nas tarefas de leitura e de escrita. Os dados fornecidos do Progress
in International Reading Literacy Study (PIRLS), em 2011, mostram que o conhecimento do alfabeto que é fornecido através da consciência fonológica é o melhor preditor do sucesso da leitura. Assim, os objectivos desta investigação são: diagnosticar
os níveis de consciência fonológica das crianças que estão em transição entre a
educação pré-escolar e o 1.º CEB; implementar e validar um programa de treino da consciência fonológica; e saber até que ponto o treino da consciência fonológica
influencia na aquisição dos conhecimentos a longo prazo. Nos três estudos efectuados
participaram 346 sujeitos que frequentavam o pré-escolar e o 1º CEB, 49,4% do sexo
feminino e 50,6% do sexo masculino. Os instrumentos utilizados foram a Prova de
Segmentação Linguística (Alpha de Cronbach = 0,94) e o Programa de Treino da
Consciência Fonológica (PTCF). Verificaram-se melhorias significativas no pós-teste
do grupo experimental relativamente ao grupo de controlo. Verificou-se, ainda, que as
habilitações académicas dos pais influenciam positivamente na aquisição desta
habilidade metalinguística e são um bom preditor da mesma.
Description
Keywords
Consciência fonológica Leitura Escrita Transição Pré-escola Primeiro Ciclo do Ensino Básico Psicologia da Educação . Centro de Artes e Humanidades