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Consciência fonológica: uma competência linguística fundamental na transição do Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorFerraz, Inês Patrícia Rodrigues
dc.date.accessioned2012-05-23T10:51:43Z
dc.date.available2012-05-23T10:51:43Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractDe acordo com os dados fornecidos pelo Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação (GAVE) acerca do relatório do Programme for International Student Assessment (PISA) em 2006, os resultados das provas de aferição, do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico (CEB), revelam o fraco desempenho das crianças portuguesas nas tarefas de leitura e de escrita. Os dados fornecidos do Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), em 2011, mostram que o conhecimento do alfabeto que é fornecido através da consciência fonológica é o melhor preditor do sucesso da leitura. Assim, os objectivos desta investigação são: diagnosticar os níveis de consciência fonológica das crianças que estão em transição entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB; implementar e validar um programa de treino da consciência fonológica; e saber até que ponto o treino da consciência fonológica influencia na aquisição dos conhecimentos a longo prazo. Nos três estudos efectuados participaram 346 sujeitos que frequentavam o pré-escolar e o 1º CEB, 49,4% do sexo feminino e 50,6% do sexo masculino. Os instrumentos utilizados foram a Prova de Segmentação Linguística (Alpha de Cronbach = 0,94) e o Programa de Treino da Consciência Fonológica (PTCF). Verificaram-se melhorias significativas no pós-teste do grupo experimental relativamente ao grupo de controlo. Verificou-se, ainda, que as habilitações académicas dos pais influenciam positivamente na aquisição desta habilidade metalinguística e são um bom preditor da mesma.por
dc.description.sponsorshipMargarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinhopor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/241
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Madeirapor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectTransiçãopor
dc.subjectPré-escolapor
dc.subjectPrimeiro Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectPsicologia da Educaçãopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidades
dc.titleConsciência fonológica: uma competência linguística fundamental na transição do Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameFerraz
person.givenNameInês
person.identifier1353132
person.identifier.ciencia-idE413-F996-27B5
person.identifier.orcid0000-0003-3177-1652
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication65131faf-5d07-4309-aab2-4779d322a8ec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery65131faf-5d07-4309-aab2-4779d322a8ec
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação

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