dc.contributor.author | Víctor, Eufrásia | |
dc.contributor.author | Costa, Maria | |
dc.contributor.author | Mendonça, Alice | |
dc.contributor.author | Bonito, Jorge | |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T10:57:29Z | |
dc.date.available | 2021-04-06T10:57:29Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | A epistemologia e a história da Ciência desempenham um papel importante na deteção de dificuldades de aprendizagem num determinado campo do conheci mento e no direcionamento de estratégias com vista à sua eliminação. Este estudo, de natureza quantitativa, teve por objetivo conhecer as perceções de 26 professores, que trabalhavam numa escola de Luanda, sobre a imagem da Ciência. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP. A imagem da Ciência que os docentes transmitem varia entre uma visão racionalista e uma empirista, sendo que alguns não revelam, efetivamente, a imagem da Ciência que veiculam aos seus alunos. Numa análise mais fina, perfilham-se conceções ligadas a um modelo de relati vismo epistemológico, que considera o conhecimento científico como produto da interação entre o pensamento e a realidade. O erro é entendido, também, como ponto de partida para novas teorias e, em função disso, desempenha um importan te papel no avanço da Ciência. | pt_PT |
dc.description.abstract | Epistemology and the history of science play an important role in detecting learning disabilities in a given field of knowledge and in directing strategies for their elimination. This quantitative study aimed to understand the perceptions of 26 teachers working in a Luanda school about the image of science. A question naire based on INPECIP by Martín del Pozo was applied. The image of science that teachers convey varies between a rationalist and an empiricist view, and some do not effectively reveal the image of science they convey to their students. In a finer analysis, conceptions linked to a model of epistemological relativism, which con siders scientific knowledge as the product of the interaction between thought an reality. Error is also understood as a starting point for new theories and, as a result, play an important role in the advancement of science. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34640/universidademadeira2021victorcostamendoncabonito | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/3243 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.relation | Center for Research in Education | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Imagem da Ciência | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Empirismo | pt_PT |
dc.subject | Racionalismo | pt_PT |
dc.subject | Obstáculos epistemológicos | pt_PT |
dc.subject | Science image | pt_PT |
dc.subject | Teachers | pt_PT |
dc.subject | Empiricism | pt_PT |
dc.subject | Rationalism | pt_PT |
dc.subject | Epistemological obstacles | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Imagem da ciência: um estudo com professores de Luanda | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Center for Research in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal (Madeira), Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 109 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 99 | pt_PT |
oaire.citation.title | Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Mendonça | |
person.givenName | Alice | |
person.identifier.ciencia-id | 7611-08D9-161C | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9726-9222 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2f0cddf1-30fb-4ce1-b86d-062d4223f2b0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2f0cddf1-30fb-4ce1-b86d-062d4223f2b0 | |
relation.isProjectOfPublication | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Imagem da ciência um estudo com professores de Luanda .pdf
- Size:
- 523.5 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format