Repository logo
 
Publication

Imagem da ciência: um estudo com professores de Luanda

dc.contributor.authorVíctor, Eufrásia
dc.contributor.authorCosta, Maria
dc.contributor.authorMendonça, Alice
dc.contributor.authorBonito, Jorge
dc.date.accessioned2021-04-06T10:57:29Z
dc.date.available2021-04-06T10:57:29Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA epistemologia e a história da Ciência desempenham um papel importante na deteção de dificuldades de aprendizagem num determinado campo do conheci mento e no direcionamento de estratégias com vista à sua eliminação. Este estudo, de natureza quantitativa, teve por objetivo conhecer as perceções de 26 professores, que trabalhavam numa escola de Luanda, sobre a imagem da Ciência. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP. A imagem da Ciência que os docentes transmitem varia entre uma visão racionalista e uma empirista, sendo que alguns não revelam, efetivamente, a imagem da Ciência que veiculam aos seus alunos. Numa análise mais fina, perfilham-se conceções ligadas a um modelo de relati vismo epistemológico, que considera o conhecimento científico como produto da interação entre o pensamento e a realidade. O erro é entendido, também, como ponto de partida para novas teorias e, em função disso, desempenha um importan te papel no avanço da Ciência.pt_PT
dc.description.abstractEpistemology and the history of science play an important role in detecting learning disabilities in a given field of knowledge and in directing strategies for their elimination. This quantitative study aimed to understand the perceptions of 26 teachers working in a Luanda school about the image of science. A question naire based on INPECIP by Martín del Pozo was applied. The image of science that teachers convey varies between a rationalist and an empiricist view, and some do not effectively reveal the image of science they convey to their students. In a finer analysis, conceptions linked to a model of epistemological relativism, which con siders scientific knowledge as the product of the interaction between thought an reality. Error is also understood as a starting point for new theories and, as a result, play an important role in the advancement of science.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2021victorcostamendoncabonitopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3243
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeirapt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectImagem da Ciênciapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEmpirismopt_PT
dc.subjectRacionalismopt_PT
dc.subjectObstáculos epistemológicospt_PT
dc.subjectScience imagept_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectEmpiricismpt_PT
dc.subjectRationalismpt_PT
dc.subjectEpistemological obstaclespt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleImagem da ciência: um estudo com professores de Luandapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Madeira), Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage109pt_PT
oaire.citation.startPage99pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia científica: ensino, aprendizagem e quotidianopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameMendonça
person.givenNameAlice
person.identifier.ciencia-id7611-08D9-161C
person.identifier.orcid0000-0001-9726-9222
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2f0cddf1-30fb-4ce1-b86d-062d4223f2b0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2f0cddf1-30fb-4ce1-b86d-062d4223f2b0
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Imagem da ciência um estudo com professores de Luanda .pdf
Size:
523.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format