Repository logo
 
Publication

Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Élvio Rúbio Quintal
dc.contributor.authorPestana, João Marcelo Ferreira
dc.date.accessioned2019-02-11T11:31:27Z
dc.date.available2019-02-11T11:31:27Z
dc.date.issued2018-12-04
dc.description.abstractO presente relatório de Estágio Pedagógico (EP), descreve, fundamenta e reflete as opções didático-metodológicas tomadas no âmbito da docência numa turma do 3º Ciclo, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro (ano letivo 2017-2018). A prática letiva foi desenvolvida numa turma de 9º ano, composta por 23 alunos, onde foram lecionados os conteúdos previstos pelo Programa Nacional de Educação Física. Considera-se que a prática letiva foi uma atividade central no processo de estágio, pela complexidade e multiplicidade de desafios que colocou, e pelo facto de todas as outras atividades de estágio serem construídas em torno da fundamentação da intervenção pedagógica. As atividades de intervenção na comunidade escolar surgiram da colaboração na organização e apoio às atividades idealizadas pelo grupo de Educação Física da Escola, e na dinamização de uma atividade de Orientação. As atividades de integração no meio (caraterização de turma e atividade de extensão curricular) tiveram como objetivos, o fornecimento de dados sobre os alunos ao conselho de turma e a união de todos os intervenientes (alunos, professores e encarregados de educação) em torno do projeto educativo da turma. Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógicas, incidiram sobre o estudo e validação do impacto de modelos de ensino alternativos, como foi o caso do Modelo de Educação Desportiva e o Modelo de Competência. Consideramos o EP uma etapa marcante na nossa carreira de docente, que agora se inicia. Em primeiro lugar pela oportunidade de compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos na etapa de formação anterior. Em segundo lugar, pela oportunidade que nos deu de aprofundar e integrar conhecimentos, lidando com questões complexas e desenvolvendo as soluções mais adequadas. Finalmente, pelo desenvolvimento de várias capacidades pessoais, entre elas a comunicação.pt_PT
dc.description.abstractThis report of Pedagogical Internship (EP), describes, bases and reflects the didactic-methodological options taken in the scope of the teaching of the 3rd Cycle class, in the Primary School of the 2nd and 3rd Cycles Dr. Eduardo Brazão de Castro (academic year 2017- 2018). The teaching practice was developed in a class of 9th grade, composed of 23 students, where the content provided by the National Physical Education Program was taught. It is considered that learner practice was a central activity in the internship process, because of the complexity and multiplicity of challenges it posed, and because all other internship activities were built around the foundation of pedagogical intervention. The activities of intervention in the school community arose from the collaboration in the organization and support to the activities idealized by the group of Physical Education of the School, and in the dynamization of an activity of Orientation. The activities of integration in the environment (class characterization and curricular extension activity) had as objectives, the provision of data about the students to the class council and the union of all the participants (students, teachers and parents) around the class educational project. Finally, the activities of a scientific-pedagogical nature focused on the study and validation of the impact of alternative teaching models, such as the Sport Education Model and the Competence Model. We consider the EP a remarkable step in our teaching career, which is now beginning. Firstly for the opportunity to understand and apply the knowledge acquired in the previous training stage. Secondly, for the opportunity it gave us to deepen and integrate knowledge, dealing with complex issues and developing the most appropriate solutions. Finally, by the development of several personal capacities, among them communication.pt_PT
dc.identifier.tid202161650pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2234
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectPrática docentept_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectModelos de ensinopt_PT
dc.subjectPedagogic stagept_PT
dc.subjectTeaching practicept_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectTeaching modelspt_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMarceloPestana.pdf
Size:
4.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: