Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
453.09 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O judo é reconhecido pela UNESCO como modalidade de utilidade mundial na formação do ser humano pois representa um ótimo método de desenvolvimento motor da criança e contribui para a educação e formação baseadas no bem-estar físico e psicológico. Mas as lutas/desportos de combate, dos quais fazem parte o Judo, são um dos conteúdos do ensino escolar cuja abordagem conta com mais resistência por parte dos professores de Educação Física. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi contextualizar e justificar a lacuna existente na inserção das lutas na disciplina de Educação Física bem como apresentar possíveis estratégias que visem a introdução efetiva do judo no ensino escolar. Para isso foi realizado um enquadramento teórico no qual foram abordadas questões como a compreensão das lutas, as lutas e a cultura corporal, o ensino das lutas na escola e ainda as lutas nas três dimensões dos conteúdos. Concluiu-se que é consensual a inserção das lutas como um conteúdo importante nas aulas de Educação Física sendo que, para isso, é fundamental os professores compreenderem a importância da inserção desta temática e dos seus conteúdos na escola.
Description
Keywords
Judo Lutas Desportos de combate Ensino escolar Educação física escolar . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Publisher
Universidade da Madeira