Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 35
  • A excelência no ensino: o papel do professor na transformação do aluno
    Publication . Antunes, Hélio; Rodrigues, Ana; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Gouveia, Élvio; Lopes, Helder
    A qualidade do ensino está dependente de uma interação constante entre o pro fessor e o aluno. Inúmeras investigações estudam a excelência no ensino centran do-se no perfil de competências do professor, mas convém salientar que, indepen dentemente das características que lhe sejam reconhecidas, este deverá ter como premissa fundamental da sua atuação, a transformação social do aluno, levando-o a problematizar, pesquisar e refletir permanentemente. Tal como preconizado por Freire (2002), o ato educativo só ganha significado quando o professor caminha lado a lado com o aluno, respeitando a sua autonomia e identidade.
  • Problemáticas da educação física I
    Publication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio R.; Alves, Ricardo; Correia, Ana L.
  • A cultura motora como polo atractor da mudança da escola
    Publication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, Ana
    A dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
  • Educar para a cidadania num contexto global - O desporto como instrumento de atuação
    Publication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Gouveia, Élvio
  • Paradigmas da avaliação no ensino secundário: ao serviço da excelência ou da aprendizagem?
    Publication . Fernandes, Lúcio; Brito, Ricardo; Rodrigues, Deodato; Alves, Ricardo
    A avaliação é normalmente tida como um instrumento de medida que cria desigualdades no mundo escolar, esta foi sempre controversa e é difícil chegar a um consenso sobre qual a melhor forma de avaliar e quais os níveis de exigência a ter em consideração. Procuramos abordar a avaliação na Educação Física (EF) no Ensino Secundário como meio de aprendizagem, analisar o papel do professor “avaliador” como agente de ensino e equacionar a avaliação enquanto um meio (processo) e um fim (produto). Com o propósito de conhecermos a ação predominante dos professores no processo de avaliação dos alunos, realizamos um questionário a 50 professores de 5 escolas da Região Autónoma da Madeira. Verificámos a existência de alguma incongruência entre a forma como os professores referem avaliar e a classificação atribuída às aprendizagens dos alunos.
  • Relação entre os estilos de liderança e a avaliação dos alunos em educação física
    Publication . Castanha, Gonçalo; Prioste, Gonçalo; Gomes, Elda; Alves, Ricardo
    No âmbito da ação científico-pedagógica coletiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Madeira, tentámos abordar várias temáticas referentes à avaliação dos alunos em Educação Física. A escola e os professores desempenham um papel extremamente importante no processo ensino aprendizagem e têm como missão potenciar as competências e as capacidades dos alunos em contextos específicos com novas exigências. Considerando que os professores devem focar-se no processo e não exclusivamente no produto, a avaliação em Educação Física torna-se assim complexa e suscita muitas dúvidas, sendo alvo de muitas incertezas, visto que contempla vários domínios a serem avaliados. Este trabalho tem como objetivo clarificar a temática dos estilos de liderança utilizados e a sua relação com o sucesso/insucesso dos alunos. Para isso, recorremos a uma recolha bibliográfica e desenvolvemos um trabalho de campo com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre esta temática, o que torna este tema pertinente e oportuno.
  • O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no aluno
    Publication . Gouveia, Elvio Rúbio; Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Gouveia, Bruna; Caldeira, Romualdo; Freitas, Rúben; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Marques, Adilson; Kliegel, Matthias; Ihle, Andreas
    A literacia científica em Educação Física tem proporcionado um aumento signi ficativo do conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem mais apro priadas ao desenvolvimento de competências do aluno, em particular no contexto dos jogos desportivos coletivos. Um exemplo da importância da Educação na pro moção da literacia científica no contexto dos jogos desportivos coletivos é o projeto de investigação “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar”. Esta investigação tem discutido o efeito da utilização de modelos de ensino centrados no aluno, influenciados por ideias construtivistas e cognitivistas. A utilização destas novas abordagens no ensino dos jogos desportivos coletivos é a resposta da Escola à forma como deve preparar os seus alunos para se envolverem de forma positiva em atividades desportivas ao longo da vida.
  • Desporto, educação e felicidade
    Publication . Alves, Ricardo
    O Desporto, a Educação e a Felicidade são três áreas do desenvolvimento humano que assumem particular importância e relevo no desenvolvimento de crianças e jovens que se querem mais capazes, competentes, autónomos, equilibrados e felizes. Com esta comunicação pretendemos dar a nossa perspetiva destes três conceitos, das suas relações e da forma como os educadores podem potenciar a educação, e consequente a transformação dos seus alunos, através da sua intervenção.
  • O ensino do voleibol com recurso à abordagem tática: o exemplo do smashball
    Publication . Silva, Joana; Rodrigues, Bárbara; Nóbrega, Adérito; Nunes, Ricardo; Gouveia, Élvio; Alves, Ricardo