Repository logo
 
Publication

Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna

dc.contributor.authorSousa, Conceição
dc.contributor.authorBrazão, José Paulo Gomes
dc.date.accessioned2015-07-16T13:21:58Z
dc.date.available2015-07-16T13:21:58Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA formação de professores à luz do “processo de Bolonha” reequaciona a função do ensino superior, o papel conferido aos docentes e devolve aos alunos a responsabilização pelos processos de aprendizagem e pelo desenvolvimento de competências, valoriza a envolvência dos alunos em projectos de formação contextualizada, dando ainda oportunidade à construção de experiências significativas. A concretização destes propósitos leva-nos a desenvolver práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna assente num projecto democrático de autoformação cooperada na gestão de conteúdos, actividades, materiais, tempos e espaços. Nesta comunicação vamos reflectir uma experiência prática que decorreu entre Outubro de 2007 e Janeiro de 2008, inserida em duas unidades curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação de Infância e Licenciatura e do Educação Básica, da Universidade da Madeira, tentando avaliar os ganhos e as dificuldades obtidas nesse trabalho.por
dc.identifier.citationSousa, C., & Brazão, P. (2009). Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. In L. Rodrigues, & P. Brazão (Org.). Políticas educativas: discursos e práticas (pp. 385-402). Funchal: Universidade da Madeira (ISBN: 978-989-95857-2-0).por
dc.identifier.isbn978-989-95857-2-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/856
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Madeirapor
dc.subjectProjectopor
dc.subjectAprendizagem cooperadapor
dc.subjectModelo pedagógicopor
dc.subjectEscola Modernapor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociais
dc.titleProjectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Modernapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchalpor
oaire.citation.endPage402por
oaire.citation.startPage385por
oaire.citation.titlePolíticas educativas: discursos e práticaspor
person.familyNameBrazão
person.givenNameJosé Paulo Gomes
person.identifierBrazão, P.
person.identifier.ciencia-id0E13-0868-B5E2
person.identifier.orcid0000-0003-3575-4366
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Brazao 2009 Proj em acao no ensino superior.pdf
Size:
803.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: