Publication
Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
dc.contributor.author | Sousa, Conceição | |
dc.contributor.author | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.date.accessioned | 2015-07-16T13:21:58Z | |
dc.date.available | 2015-07-16T13:21:58Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | A formação de professores à luz do “processo de Bolonha” reequaciona a função do ensino superior, o papel conferido aos docentes e devolve aos alunos a responsabilização pelos processos de aprendizagem e pelo desenvolvimento de competências, valoriza a envolvência dos alunos em projectos de formação contextualizada, dando ainda oportunidade à construção de experiências significativas. A concretização destes propósitos leva-nos a desenvolver práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna assente num projecto democrático de autoformação cooperada na gestão de conteúdos, actividades, materiais, tempos e espaços. Nesta comunicação vamos reflectir uma experiência prática que decorreu entre Outubro de 2007 e Janeiro de 2008, inserida em duas unidades curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação de Infância e Licenciatura e do Educação Básica, da Universidade da Madeira, tentando avaliar os ganhos e as dificuldades obtidas nesse trabalho. | por |
dc.identifier.citation | Sousa, C., & Brazão, P. (2009). Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. In L. Rodrigues, & P. Brazão (Org.). Políticas educativas: discursos e práticas (pp. 385-402). Funchal: Universidade da Madeira (ISBN: 978-989-95857-2-0). | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-95857-2-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/856 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Madeira | por |
dc.subject | Projecto | por |
dc.subject | Aprendizagem cooperada | por |
dc.subject | Modelo pedagógico | por |
dc.subject | Escola Moderna | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | |
dc.title | Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | por |
oaire.citation.endPage | 402 | por |
oaire.citation.startPage | 385 | por |
oaire.citation.title | Políticas educativas: discursos e práticas | por |
person.familyName | Brazão | |
person.givenName | José Paulo Gomes | |
person.identifier | Brazão, P. | |
person.identifier.ciencia-id | 0E13-0868-B5E2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3575-4366 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | 69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e |