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Michael Apple e a modernização conservadora: reflexões contemporâneas sobre educação e currículo escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências Políticas
dc.contributor.authorFonseca, Arnaldo
dc.contributor.authorDinis Fonseca, Arnaldo José
dc.date.accessioned2025-07-21T13:48:28Z
dc.date.available2025-07-21T13:48:28Z
dc.date.issued2024-12-10
dc.description.abstractO texto aborda a atualidade da visão crítica de Michael Apple sobre a educação e o currículo escolar, analisando a influência das estruturas dominantes e dos interesses sociais, económicos e políticos nesse contexto. Destaca como o currículo pode contribuir para a reprodução de desigualdades, reforçando-se a necessidade de uma educação mais justa e inclusiva. Examina ainda a crítica de Apple às tendências tanto neoconservadoras, como neoliberais, tão atuais, as quais vão promovendo a uniformização e mercantilização do ensino, articuladas na noção de “modernização conservadora”. Essa abordagem é vista como uma ameaça à autonomia dos educadores e à construção de uma pedagogia crítica e emancipadora, ao se impor uma visão reduzida do papel do Estado na educação. O texto enfatiza, ainda, a urgência de resistir a essas tendências, promovendo um currículo alinhado com os ideais de uma sociedade democrática e plural.por
dc.description.abstractThe text addresses the contemporary relevance of Michael Apple’s critical perspective on education and the school curriculum, analyzing the influence of dominant structures and social, economic, and political interests in this context. It highlights how the curriculum can contribute to the reproduction of inequalities, emphasizing the need for a fairer and more inclusive education. Furthermore, it examines Apple’s critique of both neoconservative and neoliberal trends, which remain highly relevant, as they promote the standardization and commodification of education, articulated through the notion of “conservative modernization.” This approach is viewed as a threat to educators’ autonomy and the development of critical and emancipatory pedagogy, as it imposes a diminished role for the state in education. The text also underscores the urgency of resisting these trends, advocating for a curriculum aligned with the ideals of a democratic and pluralistic society.eng
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.346152410012
dc.identifier.isbn9786525830346
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7330
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAtena Editora
dc.relation.ispartofCiências Humanas, pensamento crítico e transformação social 5
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectTeoria crítica
dc.subjectCurrículo
dc.subjectNeoconservadorismo
dc.subjectNeoliberalismo
dc.subjectModernização conservadora
dc.subjectCritical theory
dc.subjectCurriculum
dc.subjectNeoconservatism
dc.subjectNeoliberalism
dc.subjectConservative modernization
dc.subjectMichael Apple
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociais
dc.titleMichael Apple e a modernização conservadora: reflexões contemporâneas sobre educação e currículo escolarpor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage161
oaire.citation.startPage146
oaire.citation.titleCiências Humanas, pensamento crítico e transformação social 5
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameDinis Fonseca
person.givenNameArnaldo José
person.identifier.ciencia-id871D-6984-3564
person.identifier.orcid0000-0002-8178-5553
relation.isAuthorOfPublicatione1a659dc-1c7e-4b71-839b-81238ed27a38
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye1a659dc-1c7e-4b71-839b-81238ed27a38

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