dc.contributor.author | Sousa, J. M. | |
dc.date.accessioned | 2015-05-21T14:30:27Z | |
dc.date.available | 2015-05-21T14:30:27Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O currículo, enquanto área de estudo e investigação, tem uma história relativamente recente, como todos sabemos. A sua afirmação identitária deveu-se ao facto de ter um objecto de estudo bem específico e delimitado, que não se confunde nem com a psicologia, nem com a sociologia, estas sim, ciências autónomas de longa data. No entanto, uma delimitação estrita das fronteiras do currículo, relativamente a outras áreas científicas que com ela interagem, pode levar a um seu esvaziamento conceptual, transformando-a, afinal, num mero enunciado de intenções e regras de bem ensinar e avaliar que, por serem normativas e prescritivas, a despojariam do seu estatuto científico. Se é certo que o currículo não se consegue dissociar do poder que o determina (seja ele do Estado, da Região, da Escola ou da Turma – estes últimos se pensarmos nos actuais Projectos Educativos e Curriculares de Escola e de Turma), ele só ganha sentido na sua relação directa com a prática, ou seja, o currículo, para ser currículo, necessita de ser desenvolvimento curricular. Primeiro, entendido ao nível da interpretação e análise crítica do professor sobre o que o poder pretende que ele ensine, e depois na relação com a sua própria operacionalização curricular, ou seja, o acto educativo. Esta reflexão visa perspectivar as diversas leituras curriculares, desde a perspectiva simplista, unidimensional, passando pela visão sequencialmente organizada, até desembocar numa abordagem necessariamente complexa do acto educativo. | por |
dc.identifier.citation | SOUSA. J. M. (2011). Um modelo complexo do ato educativo. In M. J. CARDONA & R. MARQUES (Org.). Da autonomia da escola ao sucesso educativo (pp. 215-228). Chamusca: Edições Cosmos/ESE de Santarém. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/771 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Edições Cosmos/ESE de Santarém | por |
dc.subject | Modelos curriculares | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Um modelo complexo do ato educativo | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Chamusca | por |
oaire.citation.endPage | 228 | por |
oaire.citation.startPage | 215 | por |
oaire.citation.title | Da autonomia da escola ao sucesso educativo | por |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Jesus Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 6213-31CC-FF2E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1931-8858 | |
person.identifier.rid | A-7543-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7202617780 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | 6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581 |