Repository logo
 
Publication

Um modelo complexo do ato educativo

dc.contributor.authorSousa, J. M.
dc.date.accessioned2015-05-21T14:30:27Z
dc.date.available2015-05-21T14:30:27Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO currículo, enquanto área de estudo e investigação, tem uma história relativamente recente, como todos sabemos. A sua afirmação identitária deveu-se ao facto de ter um objecto de estudo bem específico e delimitado, que não se confunde nem com a psicologia, nem com a sociologia, estas sim, ciências autónomas de longa data. No entanto, uma delimitação estrita das fronteiras do currículo, relativamente a outras áreas científicas que com ela interagem, pode levar a um seu esvaziamento conceptual, transformando-a, afinal, num mero enunciado de intenções e regras de bem ensinar e avaliar que, por serem normativas e prescritivas, a despojariam do seu estatuto científico. Se é certo que o currículo não se consegue dissociar do poder que o determina (seja ele do Estado, da Região, da Escola ou da Turma – estes últimos se pensarmos nos actuais Projectos Educativos e Curriculares de Escola e de Turma), ele só ganha sentido na sua relação directa com a prática, ou seja, o currículo, para ser currículo, necessita de ser desenvolvimento curricular. Primeiro, entendido ao nível da interpretação e análise crítica do professor sobre o que o poder pretende que ele ensine, e depois na relação com a sua própria operacionalização curricular, ou seja, o acto educativo. Esta reflexão visa perspectivar as diversas leituras curriculares, desde a perspectiva simplista, unidimensional, passando pela visão sequencialmente organizada, até desembocar numa abordagem necessariamente complexa do acto educativo.por
dc.identifier.citationSOUSA. J. M. (2011). Um modelo complexo do ato educativo. In M. J. CARDONA & R. MARQUES (Org.). Da autonomia da escola ao sucesso educativo (pp. 215-228). Chamusca: Edições Cosmos/ESE de Santarém.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/771
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherEdições Cosmos/ESE de Santarémpor
dc.subjectModelos curricularespor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleUm modelo complexo do ato educativopor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceChamuscapor
oaire.citation.endPage228por
oaire.citation.startPage215por
oaire.citation.titleDa autonomia da escola ao sucesso educativopor
person.familyNameSousa
person.givenNameJesus Maria
person.identifier.ciencia-id6213-31CC-FF2E
person.identifier.orcid0000-0002-1931-8858
person.identifier.ridA-7543-2014
person.identifier.scopus-author-id7202617780
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
65Ummodelocomplexodoatoeducativo.pdf
Size:
413.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: