Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um modelo complexo do ato educativo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
65Ummodelocomplexodoatoeducativo.pdf413.34 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O currículo, enquanto área de estudo e investigação, tem uma história relativamente recente, como todos sabemos. A sua afirmação identitária deveu-se ao facto de ter um objecto de estudo bem específico e delimitado, que não se confunde nem com a psicologia, nem com a sociologia, estas sim, ciências autónomas de longa data. No entanto, uma delimitação estrita das fronteiras do currículo, relativamente a outras áreas científicas que com ela interagem, pode levar a um seu esvaziamento conceptual, transformando-a, afinal, num mero enunciado de intenções e regras de bem ensinar e avaliar que, por serem normativas e prescritivas, a despojariam do seu estatuto científico. Se é certo que o currículo não se consegue dissociar do poder que o determina (seja ele do Estado, da Região, da Escola ou da Turma – estes últimos se pensarmos nos actuais Projectos Educativos e Curriculares de Escola e de Turma), ele só ganha sentido na sua relação directa com a prática, ou seja, o currículo, para ser currículo, necessita de ser desenvolvimento curricular. Primeiro, entendido ao nível da interpretação e análise crítica do professor sobre o que o poder pretende que ele ensine, e depois na relação com a sua própria operacionalização curricular, ou seja, o acto educativo. Esta reflexão visa perspectivar as diversas leituras curriculares, desde a perspectiva simplista, unidimensional, passando pela visão sequencialmente organizada, até desembocar numa abordagem necessariamente complexa do acto educativo.

Description

Keywords

Modelos curriculares Currículo Educação . Centro de Ciências Sociais

Citation

SOUSA. J. M. (2011). Um modelo complexo do ato educativo. In M. J. CARDONA & R. MARQUES (Org.). Da autonomia da escola ao sucesso educativo (pp. 215-228). Chamusca: Edições Cosmos/ESE de Santarém.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições Cosmos/ESE de Santarém

CC License