Repository logo
 
Publication

Desafios do professor numa escola de referência para o autismo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAlves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
dc.contributor.advisorNóbrega, José Adérito Ferreira
dc.contributor.authorAndrade, Tatiana Luísa Aguiar
dc.date.accessioned2025-05-19T10:41:42Z
dc.date.available2025-05-19T10:41:42Z
dc.date.issued2024-12-18
dc.description.abstractO presente documento, faz parte do Estágio Pedagógico (EP) realizado numa escola da Região durante o ano letivo de 2023/2024, como parte do Mestrado em Ensino da Educação Física da Universidade da Madeira. O objetivo é relatar o processo vivido ao longo do estágio, incluindo as diversas atividades, experiências, objetivos, expectativas e escolhas didático-pedagógicas adotadas, além de reflexões críticas e lições aprendidas. O EP está estruturado em quatro áreas principais. A Prática Letiva (PL) é o foco central, onde realizei aulas com turmas de segundo e terceiro ciclos. Essa experiência permitiu uma interação direta com os alunos e exigiu um planeamento rigoroso para promover o seu desenvolvimento integral. A Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), abrange atividades fora da sala de aula, como a colaboração com outros docentes e a participação em eventos escolares. Já as Atividades de Integração no Meio (AIM) visam promover a inserção do estagiário na vida escolar e na comunidade. Por fim, as Atividades de Natureza Científico-Pedagógica (ACP) envolvem pesquisa e análise crítica do ensino da Educação Física. A oportunidade de lecionar e observar aulas de colegas e professores experientes enriqueceu a minha formação. Ao longo do estágio construí minha identidade como professora, experimentando um crescimento pessoal e profissional significativo. O estágio proporcionou a aquisição de competências fundamentais em pedagogia, didática e desenvolvimento social, consolidando a minha formação na área da Educação Física. Durante o Estágio Pedagógico, as atividades descritas proporcionaram experiências enriquecedoras que um futuro educador levará consigo, servindo como valiosos exemplos para a sua carreira. Como professora de Educação Física, tive a oportunidade de concretizar o meu sonho ao lecionar para uma turma em um ambiente real, enquanto explorava e aprendia a aplicar diferentes metodologias de ensino.por
dc.description.abstractThis document is part of the Pedagogical Internship (PE) carried out at a school in the region during the 2023/2024 academic year, as part of the Master's Degree in Teaching Physical Education at the University of Madeira. The objective is to report the process experienced throughout the internship, including the various activities, experiences, objectives, expectations and didactic-pedagogical choices adopted, as well as critical reflections and lessons learned. The EP is structured into four main areas. Teaching Practice (PL) is the central focus, where I held classes with second and third cycle classes. This experience allowed direct interaction with students and required rigorous planning to promote their integral development. School Community Intervention (AICE) covers activities outside the classroom, such as collaboration with other teachers and participation in school events. Meanwhile, Environment Integration Activities (AIM) aim to promote the intern’s insertion into school life and the community. Finally, Activities of a Scientific Pedagogical Nature (ACP) involve research and critical analysis of Physical Education teaching. The opportunity to teach and observe classes from experienced colleagues and teachers enriched my training. Throughout the internship, I built my identity as a teacher, experiencing significant personal and professional growth. The internship provided the acquisition of fundamental skills in pedagogy, teaching and social development, consolidating my training in the area of Physical Education. During the Pedagogical Internship, the activities described provided enriching experiences that a future educator will take with them, serving as valuable examples for their career. As a Physical Education teacher, I had the opportunity to make my dream come true by teaching a class in a real environment, while exploring and learning to apply different teaching methodologies.eng
dc.identifier.tid203943120
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7276
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEstágio pedagógico
dc.subjectEducação física
dc.subjectFormação
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectPedagogia
dc.subjectEnsino
dc.subjectPedagogical internship
dc.subjectPhysical education
dc.subjectTraining
dc.subjectLearning
dc.subjectPedagogy
dc.subjectTeaching
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociais
dc.titleDesafios do professor numa escola de referência para o autismopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio de Mestrado.pdf
Size:
33.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: