Repository logo
 
Publication

Desafios do professor numa escola de referĂȘncia para o autismo

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Psicologia
datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educação
dc.contributor.advisorAlves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
dc.contributor.advisorNóbrega, José Adérito Ferreira
dc.contributor.authorAndrade, Tatiana LuĂ­sa Aguiar
dc.date.accessioned2025-05-19T10:41:42Z
dc.date.available2025-05-19T10:41:42Z
dc.date.issued2024-12-18
dc.description.abstractO presente documento, faz parte do EstĂĄgio PedagĂłgico (EP) realizado numa escola da RegiĂŁo durante o ano letivo de 2023/2024, como parte do Mestrado em Ensino da Educação FĂ­sica da Universidade da Madeira. O objetivo Ă© relatar o processo vivido ao longo do estĂĄgio, incluindo as diversas atividades, experiĂȘncias, objetivos, expectativas e escolhas didĂĄtico-pedagĂłgicas adotadas, alĂ©m de reflexĂ”es crĂ­ticas e liçÔes aprendidas. O EP estĂĄ estruturado em quatro ĂĄreas principais. A PrĂĄtica Letiva (PL) Ă© o foco central, onde realizei aulas com turmas de segundo e terceiro ciclos. Essa experiĂȘncia permitiu uma interação direta com os alunos e exigiu um planeamento rigoroso para promover o seu desenvolvimento integral. A Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), abrange atividades fora da sala de aula, como a colaboração com outros docentes e a participação em eventos escolares. JĂĄ as Atividades de Integração no Meio (AIM) visam promover a inserção do estagiĂĄrio na vida escolar e na comunidade. Por fim, as Atividades de Natureza CientĂ­fico-PedagĂłgica (ACP) envolvem pesquisa e anĂĄlise crĂ­tica do ensino da Educação FĂ­sica. A oportunidade de lecionar e observar aulas de colegas e professores experientes enriqueceu a minha formação. Ao longo do estĂĄgio construĂ­ minha identidade como professora, experimentando um crescimento pessoal e profissional significativo. O estĂĄgio proporcionou a aquisição de competĂȘncias fundamentais em pedagogia, didĂĄtica e desenvolvimento social, consolidando a minha formação na ĂĄrea da Educação FĂ­sica. Durante o EstĂĄgio PedagĂłgico, as atividades descritas proporcionaram experiĂȘncias enriquecedoras que um futuro educador levarĂĄ consigo, servindo como valiosos exemplos para a sua carreira. Como professora de Educação FĂ­sica, tive a oportunidade de concretizar o meu sonho ao lecionar para uma turma em um ambiente real, enquanto explorava e aprendia a aplicar diferentes metodologias de ensino.por
dc.description.abstractThis document is part of the Pedagogical Internship (PE) carried out at a school in the region during the 2023/2024 academic year, as part of the Master's Degree in Teaching Physical Education at the University of Madeira. The objective is to report the process experienced throughout the internship, including the various activities, experiences, objectives, expectations and didactic-pedagogical choices adopted, as well as critical reflections and lessons learned. The EP is structured into four main areas. Teaching Practice (PL) is the central focus, where I held classes with second and third cycle classes. This experience allowed direct interaction with students and required rigorous planning to promote their integral development. School Community Intervention (AICE) covers activities outside the classroom, such as collaboration with other teachers and participation in school events. Meanwhile, Environment Integration Activities (AIM) aim to promote the intern’s insertion into school life and the community. Finally, Activities of a Scientific Pedagogical Nature (ACP) involve research and critical analysis of Physical Education teaching. The opportunity to teach and observe classes from experienced colleagues and teachers enriched my training. Throughout the internship, I built my identity as a teacher, experiencing significant personal and professional growth. The internship provided the acquisition of fundamental skills in pedagogy, teaching and social development, consolidating my training in the area of Physical Education. During the Pedagogical Internship, the activities described provided enriching experiences that a future educator will take with them, serving as valuable examples for their career. As a Physical Education teacher, I had the opportunity to make my dream come true by teaching a class in a real environment, while exploring and learning to apply different teaching methodologies.eng
dc.identifier.tid203943120
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7276
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEstĂĄgio pedagĂłgico
dc.subjectEducação física
dc.subjectFormação
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectPedagogia
dc.subjectEnsino
dc.subjectPedagogical internship
dc.subjectPhysical education
dc.subjectTraining
dc.subjectLearning
dc.subjectPedagogy
dc.subjectTeaching
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Båsico e Secundårio
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de CiĂȘncias Sociais
dc.titleDesafios do professor numa escola de referĂȘncia para o autismopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Båsico e Secundårio

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio de Mestrado.pdf
Size:
33.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: