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Advisor(s)
Abstract(s)
A robustez mental representa um construto que tem vindo a receber interesse no âmbito da
investigação recente a respeito dos antecedentes psicológicos do desempenho individual nos
contextos educativos. O presente estudo desenvolve-se ao nível do ensino superior e foca-se na
análise das características psicométricas do Mental Toughness Index (Gucciardi, Hanton,
Gordon, Mallet, & Temby, 2015), um dos instrumentos mais utilizados na mensuração deste
construto. Tendo por base uma amostra de 152 estudantes universitários, os resultados
mostraram-se convergentes com a investigação internacional, revelando que o MTI possui uma
estrutura unifatorial e adequada consistência interna. Os resultados evidenciaram ainda que a
robustez mental constitui um preditor relevante da intenção de abandonar o ensino superior.
As principais implicações destes resultados são apresentadas e discutidas.
Description
Keywords
Robustez mental Ensino superior Validade Fiabilidade Abandono Mental toughness Higher education Validity Reliability Dropout . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Sousa, Sancho & Rodrigues, Nuno & Rebelo, Teresa. (2019). Robustez mental no ensino superior: dimensionalidade, fiabilidade do mental toughness index e análise da sua validade para a predição da intenção de abandono = Mental toughness in higher education: validity of the mental toughness index for predicting college students dropout. Psicologia, Educação e Cultura, 23(2). 127-145.