Repository logo
 
Publication

Currículo, fronteiras e migrações

dc.contributor.authorSousa, Jesus Maria
dc.date.accessioned2024-07-26T15:40:25Z
dc.date.available2024-07-26T15:40:25Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractCom base nos estudos pós-modernos sobre a globalização (Rodrigues & Devezas, 2009), este artigo começa por fazer um levantamento, a nível global, das barreiras físicas criadas pelo homem, nas duas últimas décadas, para impedir a livre circulação das pessoas (Canário, 2015). Seguidamente, após proceder à distinção entre imigrante e refugiado (Mezzadra, 2015), apresenta um extenso rol de legislação produzida por organizações políticas mundiais, como a Organização das Nações Unidas, a Organização Internacional do Trabalho, o Conselho de Europa e a União Europeia, para chegar à conclusão de que pouco se tem avançado na sua adaptação em termos nacionais. Relativamente ao currículo, e encarando-o como a corporificação da cultura cujo legado sócio-histórico se pretende transmitir às novas gerações (Sousa, 2015), o artigo debruça-se sobre o conceito de fronteira enquanto instituição social (Vila, 2015), que separa e diferencia, categorizando e hierarquizando culturas dominantes face às demais, num processo hegemónico de superioridade cultural, étnica, racial e religiosa, tendo como lente de análise crítica os estudos culturais (Giroux et al., 1988; 1989; 1993; 1997) e as teorias pós-coloniais (Altbach, 2003; Aschcroft et al., 2013; Docker, 2003; Nkrumah, 1965). Finalmente conclui que os estudos curriculares não se devem manter reféns da análise autocrítica do ponto de vista do pensamento ocidental, mas devem refletir em geral sobre as questões de hegemonia refletidas no currículo, independentemente de se situarem no Norte ou no Sul, no Ocidente ou no Oriente. A diferença “não é estabelecida de forma isolada e independente. Ela depende de processos de exclusão, de guarda de fronteiras, de estratégias de divisão. A diferença nunca é apenas e puramente diferença, mas também e fundamentalmente hierarquia, valoração e categorização” (Silva et al., 2001, p. 26).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5767
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação (CIEd)pt_PT
dc.relationResearch Centre on Education
dc.relationCentro de Investigação em Educação
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectFronteiraspt_PT
dc.subjectMigraçõespt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleCurrículo, fronteiras e migraçõespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleResearch Centre on Education
oaire.awardTitleCentro de Investigação em Educação
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F01661%2F2013/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F1661%2F2016/PT
oaire.citation.endPage51pt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titleCurrículo, formação e internacionalização: desafios contemporâneospt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSousa
person.givenNameJesus Maria
person.identifier.ciencia-id6213-31CC-FF2E
person.identifier.orcid0000-0002-1931-8858
person.identifier.ridA-7543-2014
person.identifier.scopus-author-id7202617780
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581
relation.isProjectOfPublication1cdf4c88-17c1-4820-9391-1fa9c0238fde
relation.isProjectOfPublicationd1dcce21-d628-4045-b1a8-4861015f5580
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryd1dcce21-d628-4045-b1a8-4861015f5580

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Currículo, fronteiras e migrações.pdf
Size:
489.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: