Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Currículo, fronteiras e migrações

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Currículo, fronteiras e migrações.pdf489.16 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Com base nos estudos pós-modernos sobre a globalização (Rodrigues & Devezas, 2009), este artigo começa por fazer um levantamento, a nível global, das barreiras físicas criadas pelo homem, nas duas últimas décadas, para impedir a livre circulação das pessoas (Canário, 2015). Seguidamente, após proceder à distinção entre imigrante e refugiado (Mezzadra, 2015), apresenta um extenso rol de legislação produzida por organizações políticas mundiais, como a Organização das Nações Unidas, a Organização Internacional do Trabalho, o Conselho de Europa e a União Europeia, para chegar à conclusão de que pouco se tem avançado na sua adaptação em termos nacionais. Relativamente ao currículo, e encarando-o como a corporificação da cultura cujo legado sócio-histórico se pretende transmitir às novas gerações (Sousa, 2015), o artigo debruça-se sobre o conceito de fronteira enquanto instituição social (Vila, 2015), que separa e diferencia, categorizando e hierarquizando culturas dominantes face às demais, num processo hegemónico de superioridade cultural, étnica, racial e religiosa, tendo como lente de análise crítica os estudos culturais (Giroux et al., 1988; 1989; 1993; 1997) e as teorias pós-coloniais (Altbach, 2003; Aschcroft et al., 2013; Docker, 2003; Nkrumah, 1965). Finalmente conclui que os estudos curriculares não se devem manter reféns da análise autocrítica do ponto de vista do pensamento ocidental, mas devem refletir em geral sobre as questões de hegemonia refletidas no currículo, independentemente de se situarem no Norte ou no Sul, no Ocidente ou no Oriente. A diferença “não é estabelecida de forma isolada e independente. Ela depende de processos de exclusão, de guarda de fronteiras, de estratégias de divisão. A diferença nunca é apenas e puramente diferença, mas também e fundamentalmente hierarquia, valoração e categorização” (Silva et al., 2001, p. 26).

Description

Keywords

Currículo Fronteiras Migrações . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Investigação em Educação (CIEd)

CC License