Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestrado

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana José Aguiar
dc.contributor.authorVieira, Alexandro José Gonçalves
dc.date.accessioned2019-04-05T13:33:30Z
dc.date.available2019-04-05T13:33:30Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.description.abstractO presente Relatório surge como parte integrante do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2017/2018. Com este documento, pretende-se descrever, analisar e refletir construtivamente as experiências tidas em contexto de Estágio Pedagógico no exercício da função de professores estagiários de Educação Física. Durante a prática profissional docente, existe a necessidade de planear, operacionalizar e gerir atividades que envolvam a comunidade escolar, o que permite ao professor estagiário conhecer e consciencializar-se da complexidade inerente ao exercício da docência. Assim sendo, durante o Estágio Pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades, nomeadamente: (i) a Prática Letiva; (ii) as Ações CientíficoPedagógicas; (iii) as Ações de Intervenção na Comunidade Escolar e, (iv) as Ações de Integração no Meio Escolar. As experiências no âmbito do Estágio Pedagógico possibilitaram ao professor estagiário: (i) o domínio minucioso dos conhecimentos científicos e técnicos no âmbito do ensino da Educação Física; (ii) o conhecimento detalhado dos programas da disciplina e a sua adequação à realidade contextual educativa específica; (iii) a dinamização do debate e da reflexão sobre problemáticas associadas ao processo de ensino-aprendizagem, e (iv) o desenvolvimento progressivo de competências profissionais ética, moral e deontologicamente adequadas às exigências do contexto educativo (autonomia, iniciativa, pesquisa, investigação, análise e reflexão, cooperação, relacionamento interpessoal, comunicação oral e escrita). Mais do que promover evoluções no professor estagiário, o Estágio Pedagógico possibilitou a formação de alunos minimamente preparados para se adaptaram às exigências de um quotidiano sucessivamente em transformação.pt_PT
dc.description.abstractThis Report is an integral part of the Pedagogical of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education conducted at the Basic and Secondary School Gonçalves Zarco in the 2017/2018 school year. With this document,we intend to describe, analyze and constructively reflect the experiences held in the context of Pedagogical Stage in the exercise of the function of Physical Education trainee teachers. During professional teaching practice, there is a need to plan, operationalize and manage activities that involve the school community, which allows the trainee teacher to know and become aware of the inherent complexity of teaching. Therefore, during the Pedagogical Stage, a set of activities were developed, in particular: (i) the Learner Practice; (ii) Scientific-Pedagogical Actions; (iii) Intervention Actions in the School Community and, (iv) Integration Actions in the School Environment. The experiences in the Pedagogical Stage enabled the trainee teacher to: (i) the detailed mastery of scientific and technical knowledge in the teaching of Physical Education; (ii) detailed knowledge of the programs of the discipline and their adaptation to the specific contextual educational reality; (iii) the dynamization of debate and reflection on problems associated with the teaching-learning process, and (iv) the progressive development of ethical, moral and deontologically appropriate professional competences to the requirements of the educational context (autonomy, initiative, research, analysis and reflection, cooperation, interpersonal relationship, oral and written communication). More than promoting evolutions in the trainee teacher, the Pedagogical Stage made possible the formation of minimally prepared students to adapt to the demands of a successively changing daily life.pt_PT
dc.identifier.tid202211134pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2344
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectProfessor estagiáriopt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPedagogical stagept_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectTrainee professorpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectProcess of teaching-learningpt_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestradopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoAlexandroVieira.pdf
Size:
35.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: