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Advisor(s)
Abstract(s)
The concepts of gender and sex have been considered in recent literature as elements of power,
under the circumstance of contemporary floating constructions. In the field of Education, a
“deconstructed”, non-normative look is needed as a political act on issues of sexual diversity
and gender. The curriculum as a culture can and must take a Queer view at school. In this
research we intend to make a comparative study on sexual and gender diversity in the academic
environment, listening to the voices of students from the University of Madeira and the Federal
University of Sergipe. In this way, we emphasize coeducation in the construction of inclusive
environments and their contribution in the field of pedagogical innovation. The discussion of
these themes in the academy is fundamental for the conceptual renewal and the organizational
contexts of the practice of pedagogy. It also contributes to important changes in social agendas.
Os conceitos de gênero e sexo têm vindo a ser considerados na literatura recente como elementos de poder, na circunstância de construções flutuantes da contemporaneidade. No campo da Educação, urge um olhar “desconstruído”, não normativo, enquanto ato político acerca das questões da diversidade sexual e de gênero. O currículo enquanto cultura pode e deve assumir uma visão Queer na Escola. Pretendemos nesta pesquisa fazer um estudo comparativo sobre a diversidade sexual e de gênero no meio acadêmico, auscultando as vozes dos estudantes da universidade da Madeira e da Universidade Federal de Sergipe. Desse modo enfatizamos a coeducação na construção de ambientes inclusivos e o seu contributo no campo da inovação pedagógica. A discussão destes temas na academia é fundamental para a renovação conceptual e dos contextos organizacionais da prática da pedagogia. Contribui também para mudanças importantes das agendas sociais.
Os conceitos de gênero e sexo têm vindo a ser considerados na literatura recente como elementos de poder, na circunstância de construções flutuantes da contemporaneidade. No campo da Educação, urge um olhar “desconstruído”, não normativo, enquanto ato político acerca das questões da diversidade sexual e de gênero. O currículo enquanto cultura pode e deve assumir uma visão Queer na Escola. Pretendemos nesta pesquisa fazer um estudo comparativo sobre a diversidade sexual e de gênero no meio acadêmico, auscultando as vozes dos estudantes da universidade da Madeira e da Universidade Federal de Sergipe. Desse modo enfatizamos a coeducação na construção de ambientes inclusivos e o seu contributo no campo da inovação pedagógica. A discussão destes temas na academia é fundamental para a renovação conceptual e dos contextos organizacionais da prática da pedagogia. Contribui também para mudanças importantes das agendas sociais.
Description
Keywords
Co-education Gender diversity Inclusion Pedagogical innovation Sexual diversity Universidade da Madeira Coeducação Diversidade de gênero Diversidade sexual Inclusão Inovação pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Brazão, J. P. G., de Oliveira, A. L., & Dias, A. F. (2021). Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Journal of Research and Knowledge Spreading, 2(1), e12445-e12445.
Publisher
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca