Repository logo
 
Publication

Contributos práticos para operacionalização do frisbee na escola

dc.contributor.authorTeixeira, Joana
dc.contributor.authorSimões, Joana
dc.contributor.authorNóbrega, Miguel
dc.contributor.authorGouveia, Sílvia
dc.contributor.authorLopes, Helder
dc.date.accessioned2018-07-27T09:07:38Z
dc.date.available2018-07-27T09:07:38Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA disciplina de Educação Física é um meio privilegiado para aplicação de novas metodologias e instrumentos que visem o desenvolvimento holístico e integral do aluno, sendo que temos a possibilidade de enriquecer o currículo da disciplina com uma grande diversidade de matérias. Considerando as potencialidades do Frisbee como matéria alternativa nas aulas de Educação Física, nomeadamente ao nível do grau motivacional do aluno, temos por objetivo apresentar algumas propostas de operacionalização desta matéria de ensino, expondo alguns exemplos de organização da aula e exercícios que solicitam comportamentos relevantes. Para tal, apresentaremos três propostas de abordar o Frisbee nas aulas de Educação Física: (1) entrada em ação (10 a 20 minutos da parte inicial da aula); (2) durante uma aula (45 ou 90 minutos); ou (3) aulas politemáticas (juntamente com outras matérias de ensino). As propostas tratam-se de ferramentas didático-pedagógicas para abordar o Frisbee, como matéria alternativa, nas aulas de Educação Física. Cabe a cada professor adaptá-las ao seu contexto escolar e a cada aluno em particular.pt_PT
dc.description.abstractPhysical Education is a privileged place to apply new methodologies and instruments to develop the student holistic and integral, and we have the possibility to enrich the curriculum of the discipline with a great diversity of subjects. Considering the possibilities of Frisbee as an alternative subject in Physical Education classes, especially in terms of motivational degree student, we aim to present some proposals for the operationalization of this subject of teaching, exposing some practical examples regarding the organization of the class, as well as the exercises that develops relevant behavior. To do this, we will present three proposals to approach Frisbee in Physical Education classes: (1) warm (10 to 20 minutes from the beginning of the lesson); (2) during a class (45 or 90 minutes); Or (3) polythematic classes (along with other teaching materials). The proposals are pedagogical-didactic tools to approach Frisbee, as an alternative subject, in Physical Education classes. It is up to each teacher to adapt them to their school context and to each student in particular.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8805-16-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2062
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectFrisbeept_PT
dc.subjectPropostas de operacionalizaçãopt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectProposals for operationalizationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleContributos práticos para operacionalização do frisbee na escolapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage176pt_PT
oaire.citation.startPage169pt_PT
oaire.citation.titleSeminário internacional desporto e ciência 2017pt_PT
person.familyNameLopes
person.givenNameHelder
person.identifier.orcid0000-0002-1388-9473
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Contributos Práticos para Operacionalização do Frisbee na Escola.pdf
Size:
479.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: