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Abstract(s)
There are three main schools for the study of the ethos: the pragmatic-discursive; the symbolic
interactionist, and the rhetorical one. This paper aims to give an encompassing and fuller perspective on
the rhetorical ethos that can be useful to the contemporary uses of the persuasive communication, including
media communication such as advertising or marketing communication. Primarily, it outlines the
conceptual employments ethos has suffered by through different subjects. Subsequently, it briefly
enumerates the major rhetorical traditions; lastly, it postulates the rhetoric ethos as a hybrid notion that
includes both a projected and an intended dimension. We hope this distinction allows us to better will
envisage the persuasive communication further than the forum/agora and its several digital uses in the 21th
century.
Existem três escolas principais do estudo do ethos: a pragmático-discursiva; a interacionista simbólica, e a retórica. Este artigo tem como objetivo dar uma perspectiva abrangente e mais completa sobre o ethos retórico que pode ser útil para os usos contemporâneos da comunicação persuasiva, incluindo a comunicação de mídia, como publicidade ou comunicação de marketing. Começa por delinear os empregos conceituais que o ethos tem sofrido em diferentes disciplinas. Em seguida, enumera sumariamente as principais tradições retóricas. Por último, ele postula o ethos retórico como uma noção híbrida que inclui uma dimensão projetada e uma dimensão pretendida. Espera-se que esta distinção permita melhor prever a comunicação persuasiva para além do fórum/agora e seus diversos usos não-presenciais no século XXI.
Existen tres escuelas principales del estudio del ethos: pragmático-discursiva; interaccionista simbólica, y retórica. Este artículo tiene el objetivo de demostrar una perspectiva amplia y más completa sobre el ethos retórico que puede ser útil para los usos contemporáneos de la comunicación persuasiva, incluyendo la comunicación de media, como publicidad o comunicación de marketing. Empieza por delinear los empleos conceptuales que el ethos hay sufrido en diferentes signaturas. A continuación, enumera brevemente las principales tradiciones retóricas. Por último, postula el ethos retórico como noción híbrida que incluye una dimensión proyectada y una dimensión pretendida. Se espera que esta distinción permita anticipar mejor la comunicación persuasiva allá más del fórum/ahora y sus diversos usos no presenciales en el siglo XXI.
Existem três escolas principais do estudo do ethos: a pragmático-discursiva; a interacionista simbólica, e a retórica. Este artigo tem como objetivo dar uma perspectiva abrangente e mais completa sobre o ethos retórico que pode ser útil para os usos contemporâneos da comunicação persuasiva, incluindo a comunicação de mídia, como publicidade ou comunicação de marketing. Começa por delinear os empregos conceituais que o ethos tem sofrido em diferentes disciplinas. Em seguida, enumera sumariamente as principais tradições retóricas. Por último, ele postula o ethos retórico como uma noção híbrida que inclui uma dimensão projetada e uma dimensão pretendida. Espera-se que esta distinção permita melhor prever a comunicação persuasiva para além do fórum/agora e seus diversos usos não-presenciais no século XXI.
Existen tres escuelas principales del estudio del ethos: pragmático-discursiva; interaccionista simbólica, y retórica. Este artículo tiene el objetivo de demostrar una perspectiva amplia y más completa sobre el ethos retórico que puede ser útil para los usos contemporáneos de la comunicación persuasiva, incluyendo la comunicación de media, como publicidad o comunicación de marketing. Empieza por delinear los empleos conceptuales que el ethos hay sufrido en diferentes signaturas. A continuación, enumera brevemente las principales tradiciones retóricas. Por último, postula el ethos retórico como noción híbrida que incluye una dimensión proyectada y una dimensión pretendida. Se espera que esta distinción permita anticipar mejor la comunicación persuasiva allá más del fórum/ahora y sus diversos usos no presenciales en el siglo XXI.
Description
Keywords
Ethos Rhetoric Discursive ethos Projected ethos Persuasive communication Media communication Ethos Retórica Ethos discursivo Ethos projetado Comunicação persuasiva Comunicação de mídia . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Mateus, S. (2021). The hybrid rhetorical ethos. Linguagem em (Dis)curso, 21, 197-209. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-210203-11119
Publisher
Universidade do Sul de Santa Catarina