Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
dc.contributor.authorLuís, Carolina José Ferraz
dc.date.accessioned2021-05-17T11:19:13Z
dc.date.available2021-05-17T11:19:13Z
dc.date.issued2021-03-22
dc.description.abstractO Relatório de Estágio constitui uma etapa avaliativa do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde estão expressas algumas atividades, ferramentas pedagógicas, processos, procedimentos e métodos, seguindo um formato lógico, coerente e contínuo por uma análise crítica e reflexiva. Assim, este documento surge a partir do processo de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no decorrer do ano letivo 2019/2020, envolvendo a orientação didática a uma turma de 10º ano. As palavras-chaves, bem como os objetivos deste relatório passam por apresentar, identificar, analisar e refletir sobre as atividades e problemáticas decorrentes do estágio pedagógico, valorizando e destacando as aprendizagens e transformações resultantes, principalmente da prática letiva, das atividades de integração no meio, das atividades de intervenção na comunidade escolar e das atividades de natureza científico-pedagógica. Neste sentido, este documento resultou na articulação e convergência das múltiplas atividades mencionadas anteriormente, promovendo e contribuindo o culminar do estágio, num caráter integral e eclético, enquanto futuro profissional no âmbito educacional, como professor de Educação Física. Este processo de ensino-aprendizagem torna-se complexo por assumir-se a reflexão do nosso amadurecimento profissional e pessoal, promovendo a passagem por um conjunto de vivências no que concerne à conceção, operacionalização e reflexão do processo didático, enquanto professores estagiários, intervir e transformar os indivíduos tendo por base o tipo de Homem que se pretende formar. Resultante deste processo são visíveis transformações, o desenvolvimento do professor e, simultaneamente, dos alunos, devido à relação mútua de aprendizagem, nomeadamente na tomada de decisão, tendo por base as caraterísticas do meio escolar e dos alunos, aplicação e, posterior, reflexão das potencialidades de instrumentos, de metodologias e de estratégias no processo de ensino-aprendizagem, gestão e controlo do processo ensino-aprendizagem e capacidade de identificar, analisar, refletir e criticar sobre as problemáticas do ensino.pt_PT
dc.description.abstractThe Internship Report is an evaluation stage of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, where some activities, pedagogical tools, processes, procedures and methods are expressed, following a logical, coherent and continuous format for a critical and reflective analysis. Thus, this document emerges from the pedagogical internship process carried out at the Basic and Secondary School Dr. Ângelo Augusto da Silva, during the academic year 2019/2020, involving the didactic guidance to a class of 10th grade. The key words, as well as the objectives of this report, are to present, identify, analyze and reflect on the activities and problems arising from the pedagogical internship, valuing and highlighting the learning and transformations resulting, mainly from teaching practice, from the integration activities in the environment , intervention activities in the school community and scientific-pedagogical activities. In this sense, this document resulted in the articulation and convergence of the multiple activities mentioned above, promoting and contributing to the culmination of the internship, in an integral and eclectic character, as a professional future in the educational field, as a Physical Education teacher. This teaching-learning process becomes complex because it takes on the reflection of our professional and personal maturation, promoting the passage through a set of experiences regarding the conception, operationalization and reflection of the didactic process, as trainee teachers, to intervene and to transform individuals based on the type of Man they intend to form. As a result of this process, transformations are visible, the development of the teacher and, simultaneously, of the students, due to the mutual learning relationship, namely in decision making, based on the characteristics of the school environment and the students, application and, later, reflection of the potential of instruments, methodologies and strategies in the teaching-learning process, management and control of the teaching-learning process and ability to identify, analyze, reflect and criticize teaching issues.pt_PT
dc.identifier.tid202713415pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3407
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectPrática docentept_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPedagogical internshippt_PT
dc.subjectTeaching practicept_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silvapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatórioMestradoCarolinaFerraz_EBSAAS.pdf
Size:
9.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format