Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
166.6 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste corrupio desmesurado em que se transformou o nosso quotidiano, deparamo-nos, cada vez mais, com a necessidade de lidarmos com quantidades imensamente aumentadas de informação que nos chegam a um ritmo cada vez mais acelerado, através dos mais variados meios de difusão, nos mais diversos suportes. Vivemos numa era em que, na construção da maioria das mensagens, se recorre às subtilezas de mais do que uma linguagem, sendo evidente o uso cada vez mais generalizado da comunicação visual. As imagens que nos cercam, mais ou menos elaboradas do ponto de vista estético, sejam oriundas da comunicação de massas ou da cultura erudita, estão pejadas de mensagens complexas que influenciam largamente a nossa mundividência. Tendo em conta que as técnicas de comunicação têm vindo a tornar-se cada vez mais complexas, sofisticadas, ardilosas, e que a nossa autodeterminação depende substancialmente da nossa capacidade de levarmos a cabo análises profundas informadas, de demorarmos o nosso olhar, esquadrinhando minuciosamente o que vemos, ouvimos, sentimos, propomo-nos refletir sobre o papel que a escola pode ter no fomento de aprendizagens que desenvolvam a literacia visual.
Description
Keywords
Literação visual Comunicação visual . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Aprender a "olhar com olhos de ver" na escola? / Ana Cristina Duarte. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natália Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 41-57.
Publisher
Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação