Repository logo
 
Publication

O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no aluno

dc.contributor.authorGouveia, Elvio Rúbio
dc.contributor.authorLopes, Helder
dc.contributor.authorRodrigues, Ana
dc.contributor.authorGouveia, Bruna
dc.contributor.authorCaldeira, Romualdo
dc.contributor.authorFreitas, Rúben
dc.contributor.authorAlves, Ricardo
dc.contributor.authorCorreia, Ana
dc.contributor.authorAntunes, Hélio
dc.contributor.authorMarques, Adilson
dc.contributor.authorKliegel, Matthias
dc.contributor.authorIhle, Andreas
dc.date.accessioned2021-04-06T11:33:39Z
dc.date.available2021-04-06T11:33:39Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA literacia científica em Educação Física tem proporcionado um aumento signi ficativo do conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem mais apro priadas ao desenvolvimento de competências do aluno, em particular no contexto dos jogos desportivos coletivos. Um exemplo da importância da Educação na pro moção da literacia científica no contexto dos jogos desportivos coletivos é o projeto de investigação “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar”. Esta investigação tem discutido o efeito da utilização de modelos de ensino centrados no aluno, influenciados por ideias construtivistas e cognitivistas. A utilização destas novas abordagens no ensino dos jogos desportivos coletivos é a resposta da Escola à forma como deve preparar os seus alunos para se envolverem de forma positiva em atividades desportivas ao longo da vida.pt_PT
dc.description.abstractThe scientific literacy in Physical Education has provided significant knowledge about the most appropriate teaching-learning models for the development of stu dent skills, particularly in the context of team sports. An example of the impor tance of education in promoting scientific literacy in the context of collective sports games is the research project “Physical Education in the Schools from RAM - Un derstanding, Intervening, Transforming”. This research has discussed the effect of using student-centered teaching models, influenced by constructivist and cognitiv ist ideas. The introduction of this new approach to teaching in the collective sports games is the School’s response to how it should prepare students to engage posi tively in lifelong sports activities.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2021gouveialopesrodriguespt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3244
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeirapt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia científicapt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectPedagogia centrada no alunopt_PT
dc.subjectScientific literacypt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectStudent-centered pedagogypt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no alunopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Madeira), Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage117pt_PT
oaire.citation.startPage110pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia científica: ensino, aprendizagem e quotidianopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameGouveia
person.familyNameLopes
person.familyNameRodrigues
person.familyNameGouveia
person.familyNameSilva Freitas
person.familyNameAlves
person.familyNameCorreia
person.familyNameAntunes
person.familyNameMarques
person.familyNameKliegel
person.familyNameIhle
person.givenNameÉlvio Rúbio
person.givenNameHelder
person.givenNameAna
person.givenNameBruna
person.givenNameJosé Rúben
person.givenNameRicardo
person.givenNameAna Luisa Rodrigues Figueira de Sousa
person.givenNameHélio
person.givenNameAdilson
person.givenNameMatthias
person.givenNameAndreas
person.identifier.ciencia-id3B10-8BDF-0D67
person.identifier.ciencia-idE212-42B7-575E
person.identifier.ciencia-idC11B-6DE9-14F6
person.identifier.ciencia-id3713-DC0D-DAA8
person.identifier.ciencia-id5F18-F9C3-11CB
person.identifier.ciencia-idA81F-6BDE-2E54
person.identifier.orcid0000-0003-0927-692X
person.identifier.orcid0000-0002-1388-9473
person.identifier.orcid0000-0003-1675-984X
person.identifier.orcid0000-0001-7706-190X
person.identifier.orcid0000-0002-2515-7587
person.identifier.orcid0000-0002-2706-1749
person.identifier.orcid0000-0001-9850-7771
person.identifier.orcid0000-0002-2001-2522
person.identifier.orcid0000-0001-9845-5190
person.identifier.ridB-3793-2016
person.identifier.ridK-4529-2014
person.identifier.scopus-author-id56090521600
person.identifier.scopus-author-id55082567000
person.identifier.scopus-author-id6603740686
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationbac4d787-0647-4e23-82d0-0a905ddcd3e1
relation.isAuthorOfPublication2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b
relation.isAuthorOfPublication76520f0b-1d4b-4ec4-9361-edc4f71e07df
relation.isAuthorOfPublicationeb87805b-8ed2-448d-bd7d-aa226050b97d
relation.isAuthorOfPublication3a4e8cd4-107e-4c42-af47-d2a2ade462c8
relation.isAuthorOfPublication380a57e9-84d4-4e76-b0cf-5bfb652f14a2
relation.isAuthorOfPublication051ecc10-9e58-4acd-9829-22e9b347a2d1
relation.isAuthorOfPublication1d6c4c20-b81e-4f98-93fe-a25549edf5fd
relation.isAuthorOfPublicationf7382a1e-6db5-4995-8ecc-26b064938a9b
relation.isAuthorOfPublication9596917a-c0b2-4469-bd2a-cb83749df98c
relation.isAuthorOfPublicationfd6f6987-20f8-439b-ac14-539679d4bd31
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9596917a-c0b2-4469-bd2a-cb83749df98c
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O ensino da educação física contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no aluno.pdf
Size:
260.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format