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Representações de estereótipos nacionais em narrativas europeias de um tempo entre guerras: Marguerite Yourcenar, Ilse Losa e Erich Maria Remarque

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorEmonts, Anne Martina
dc.contributor.advisorMoni, Ana Isabel Ferreira da Silva
dc.contributor.authorLuís, Manuela Patrícia Teles Fernandes
dc.date.accessioned2018-04-24T09:11:51Z
dc.date.available2018-04-24T09:11:51Z
dc.date.issued2017-11-27
dc.description.abstractO modo como um país e um povo são representados na literatura exerce um papel significativo nas imagens que outros povos deles formam. Em Im Westen nichts Neues (Erich Maria Remarque, 1929), Le Coup de Grâce (Marguerite Yourcenar, 1939) e O Mundo em que Vivi (Ilse Losa, 1943), que constituem a base desta investigação, surgidas no período entre as duas guerras mundiais, a Alemanha e os alemães assumem frequentes vezes imagens estereotipadas, algumas delas influenciadas pela propaganda posta a circular na imprensa nacional e estrangeira. A comparação dessas representações oferece-nos uma perspectiva alargada de como os estereótipos da Alemanha e dos alemães, incluindo o povo judeu, se disseminaram na opinião pública e contribuíram para a formação de determinadas crenças e conceitos, alguns dos quais se poderão ter mantido ao longo do séc. XX.pt_PT
dc.description.abstractThe way a country and a people are portrayed in literature plays a significant role on the image that other peoples/nationalities perceive of them. In Im Westen nichts Neues (Erich Maria Remarque, 1929), Le Coup de Grâce (Marguerite Yourcenar, 1939), and O Mundo em que Vivi (Ilse Losa, 1943), that serve as a foundation for this study, and that were published in the period between the two world wars, representations of Germany and its people are often stereotyped, some of them influenced by the propaganda circulating on national and foreign press. Comparing those representations presents us with a broad perspective on how stereotypes of Germany and the Germans, including the Jewish people, have spread through the public opinion and contributed to the formation of certain beliefs and concepts, some of which might have endured throughout the 20th century.pt_PT
dc.identifier.tid201892715pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1903
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstereótipopt_PT
dc.subjectNacionalismopt_PT
dc.subjectAnti-semitismopt_PT
dc.subjectGuerrapt_PT
dc.subjectAlemanhapt_PT
dc.subjectMarguerite Yourcenarpt_PT
dc.subjectIlse Losapt_PT
dc.subjectErich Maria Remarquept_PT
dc.subjectStereotypept_PT
dc.subjectNationalismpt_PT
dc.subjectAnti-semitismpt_PT
dc.subjectWarpt_PT
dc.subjectGermanypt_PT
dc.subjectEstudos Linguísticos e Culturaispt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleRepresentações de estereótipos nacionais em narrativas europeias de um tempo entre guerras: Marguerite Yourcenar, Ilse Losa e Erich Maria Remarquept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Linguísticos e Culturaispt_PT

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