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Authors
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Abstract(s)
Conceitualizar a Arte é uma tarefa complexa porquanto pressupõe aceder aos múltiplos significados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. É a partir deste exercício que nos propusemos determinar as representações dos estudantes de dois cursos profissionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico44), atendendo aos respetivos percursos de formação anterior: licenciaturas em Educação Física e Educação Básica. A partir dos distintos planos de formação curricular, tentámos perspetivar de que modo esta formação inicial influencia o entendimento dos estudantes face ao conceito de Arte. Para efetivarmos este estudo de caso, recorremos a bibliografia especializada e aos planos curriculares das duas licenciaturas em apreço. A identificação das perceções dos estudantes decorreu da aplicação de inquéritos por questionário, pelo que a triangulação das diferentes fontes de dados se traduziu numa abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender de que modo a formação inicial condiciona as perceções destes dois grupos de estudantes. Deste modo, embora a valorização da Arte lhes seja comum, as representações desenham-se de acordo com a formação inicial.
Description
Keywords
Arte Educação física Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Universidade da Madeira . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Representações dos estudantes sobre arte nos cursos profissionalizantes de educação física e de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso na Universidade da Madeira / Alice Mendonça, Paulo Brazão. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 139-151.
Publisher
Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação