Publication
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
datacite.subject.fos | Ciências Naturais::Ciências Biológicas | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pombo, Dora Aguin | |
dc.contributor.author | Cabeço, Estela Maria Sousa do | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T13:31:05Z | |
dc.date.available | 2016-07-22T00:30:08Z | |
dc.date.issued | 2016-04 | |
dc.description.abstract | O estágio pedagógico proporciona uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, sendo uma etapa fundamental para a formação de um professor. O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, descreve o estágio pedagógico concretizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo de 2012/2013. O relatório teve por objetivo descrever, analisar e refletir sobre todas as atividades realizadas, as práticas vividas e as competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Este relatório é uma síntese das atividades desenvolvidas nos seguintes domínios: Prática de Ensino Supervisionada, Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades de Natureza Científico-Pedagógica. O trabalho desenvolvido ao longo do estágio e durante a escrita do relatório revelou-se um tempo importante para vivenciar e refletir a realidade do quotidiano da profissão professor e para compreender os desafios da mesma. Das várias componentes do estágio, destacou-se a prática letiva, porque foi em torno dela que decorreu o estágio, tendo o professor estagiário, através da mesma, tido a oportunidade de evoluir pessoal e profissionalmente. As atividades e as reflexões realizadas permitiram adquirir conhecimentos e competências imprescindíveis para um profissional do ensino e contribuíram para a formação integral do professor estagiário. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1193 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.subject | Biologia | pt_PT |
dc.subject | Geologia | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 3.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject | Estudos de caso | pt_PT |
dc.subject | Escola Secundária Jaime Moniz | pt_PT |
dc.subject | Escolas Secundárias | pt_PT |
dc.subject | Estabelecimentos de ensino | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Prática letiva | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Professor | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências da Vida | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Moniz | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt_PT |