Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Adérita Cristina Pereira
dc.contributor.authorFerreira, Sílvia Tatiana Caldeira
dc.date.accessioned2021-05-13T10:17:56Z
dc.date.available2021-05-13T10:17:56Z
dc.date.issued2021-02-09
dc.description.abstractConsidere-se o presente relatório como o compêndio das reflexões concebidas ao longo do percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este documento objetiva a partilha, descrição e a reflexão crítica das experiências das três práticas pedagógicas (PP) desenvolvidas nos contextos supramencionados. Organizado em três partes fundamentais – a componente teórica, o enquadramento metodológico e a intervenção pedagógica – o documento procura fundamentar as PP desenvolvidas à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos. Pretendendo-se evidenciar uma atitude crítico-reflexiva, nas três PP desenvolveu-se um projeto de Investigação-Ação (IA), implementado após a identificação das problemáticas de cada grupo/turma. Para a sua colmatação, delinearam-se estratégias adequadas às problemáticas detetadas. As questões orientadoras dos projetos de IA correspondentes a cada uma das PP – PP I, PP II e PP III – foram as seguintes: (1) Como estimular a cooperação entre as crianças da Pré A?; (2) Como ajudar as crianças do 3ºA a gerir as suas emoções? e (3) Como ajudar as crianças do 1.ºA a reconhecer e a controlar as suas emoções?, respetivamente. De notar que tudo o que se explana no presente relatório de estágio é o culminar daquilo que se tomou como fulcral no percurso de formação, bem como para a prática profissional futura, numa perspetiva que coloca a criança no centro de todo o processo de ensino aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThis report is as a summary of reflections acquired along the master program in Pre School Education and Primary School. This document aims to share, describe and critically reflect on the experiences of the three pedagogical practices above mentioned. It is organized in three fundamental parts - the theoretical component, the methodological framework and the pedagogical intervention - the document seeks to substantiate the pedagogical practices developed in the light of theoretical and methodological assumptions. In order to show a critical-reflective attitude, in the three pedagogical practices an IA project was developed and implemented after the identification of the problems of each group/class. To wrap up, some strategies were designed to suit the identified problems. The guiding questions for IA projects corresponding to each of the practices were the following: (1) How to stimulate cooperation between children from Pré A?; (2) How to help children in 3.ºA to manage their emotions? and (3) How to help children from 1.ºA to recognize and control their emotions? It should be noted that everything that is explained in this internship report is the conclusion of the main topics of the Master program which will have an impact in the future as a professional who places the children in the centre of the teaching-learning process.pt_PT
dc.identifier.tid202713369pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3395
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Sílvia Tatiana Ferreira.pdf
Size:
9.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format