Repository logo
 
Publication

O senso comum

dc.contributor.authorRodrigues, Liliana
dc.contributor.authorCorreia, Fernando
dc.date.accessioned2021-04-05T13:15:56Z
dc.date.available2021-04-05T13:15:56Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO senso comum, também denominado de ponto de vista natural, tende a ver-se como um ponto de vista lúcido disponível para as revisões de perspetivas que se venham a impor. Ora, o nosso ponto de vista não é um livre olhar. É antes um servo olhar. Há uma prevalência das teses naturalmente constituídas sobre as que sejam inovadoras. As teses alternativas ao modo natural de compreender o mundo são residuais, quer dizer, não estão presentes permanentemente. Parece, pois, que a educação se constitui sobre uma condição que implica a sua própria ineficácia. Não acontece que se suprima o senso comum. O que se produz em resultado da educação é a coexistência de duas perspetivas diferentes, mas que não leva de modo algum a uma crise de desorientação. A perspetiva natural sobrevive a esta aparência de coexistência e de prevalência daquilo que foi ensinado.pt_PT
dc.description.abstractCommon sense, also knowed as a natural point of view, tends to see itself as a lucid point of view available for the prospective revisions that may be imposed. Our views aren’t free views. It is rather a slave look. There is a prevalence of naturally constituted theses over innovative ones. The alternative theses to the natural way of understanding the world are resid ual and they are not permanently present. It seems, therefore, that education is constituted under a condition that implies its own ineffectiveness. Common sense is not suppressed. The result of education is the coexistence of two different per spectives, but in no way leads to a crisis of disorientation. The natural perspective survives this appearance of coexistence and prevalence of what has been taught.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2021rodriguescorreiapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3239
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)pt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSenso comumpt_PT
dc.subjectCiênciapt_PT
dc.subjectRazãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectOntologiapt_PT
dc.subjectCommon sensept_PT
dc.subjectSciencept_PT
dc.subjectReasonpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectOntologypt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO senso comumpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage55pt_PT
oaire.citation.startPage48pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia científica: ensino, aprendizagem e quotidianopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameRodrigues
person.familyNameCorreia
person.givenNameLiliana
person.givenNameFernando Luís Sousa
person.identifier.ciencia-id0513-E9C4-FE47
person.identifier.orcid0000-0002-8388-3042
person.identifier.orcid0000-0002-9960-9419
person.identifier.ridA-9637-2014
person.identifier.ridA-9740-2014
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4
relation.isAuthorOfPublication948acc83-d600-4473-8b63-1de04ee77066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files