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Advisor(s)
Abstract(s)
The relation between teachers’ expectations and students’ academic achievement has received considerable interest in the
education and psychology domains. In this study, we analyze the extent to which the information about students influences the formulation
of teachers’ estimates about their achievement. The sample consisted of 491 Portuguese teachers, aged between 26 and 82 years old
(Mage = 43 years). To assess the teachers’ estimates, we created excerpts containing information about hypothetical students, in relation to
whom an estimate of academic success was required. Each excerpt had two versions (A and B), according to the more or less favorable
information regarding students’ intellectual, family, self-regulation, and previous performance variables. The results show moderate
differences between the estimates of the participants that received version A and those that received version B. The results are discussed
considering the importance of a set of student characteristics for the way teachers develop estimates about student performance.
A relação entre as expectativas dos professores e o desempenho acadêmico dos estudantes tem recebido muito interesse da investigação. Neste estudo, analisamos a extensão em que a informação sobre os estudantes influencia as estimativas docentes acerca do seu potencial desempenho acadêmico. A amostra consistiu em 491 professores, com idades entre 26 e 82 anos (Midade = 43). Para avaliar as estimativas, foram criados diferentes excertos contendo informação sobre estudantes hipotéticos, acerca dos quais era solicitada estimativa de sucesso escolar. Cada excerto tinha duas versões (A e B), conforme a informação sobre o estudante fosse mais ou menos favorável, relativamente a variáveis intelectuais, sociodemográficas, autorregulação e desempenho anterior. Os resultados mostram diferenças moderadas entre as estimativas dos participantes que receberam a versão A, comparativamente aos que receberam a versão B, permitindo concluir que aquelas características são relevantes na forma como os docentes desenvolvem estimativas acerca do desempenho acadêmico dos estudantes.
A relação entre as expectativas dos professores e o desempenho acadêmico dos estudantes tem recebido muito interesse da investigação. Neste estudo, analisamos a extensão em que a informação sobre os estudantes influencia as estimativas docentes acerca do seu potencial desempenho acadêmico. A amostra consistiu em 491 professores, com idades entre 26 e 82 anos (Midade = 43). Para avaliar as estimativas, foram criados diferentes excertos contendo informação sobre estudantes hipotéticos, acerca dos quais era solicitada estimativa de sucesso escolar. Cada excerto tinha duas versões (A e B), conforme a informação sobre o estudante fosse mais ou menos favorável, relativamente a variáveis intelectuais, sociodemográficas, autorregulação e desempenho anterior. Os resultados mostram diferenças moderadas entre as estimativas dos participantes que receberam a versão A, comparativamente aos que receberam a versão B, permitindo concluir que aquelas características são relevantes na forma como os docentes desenvolvem estimativas acerca do desempenho acadêmico dos estudantes.
Description
Keywords
Teacher expectations Academic achievement Student characteristics Expectativas do professor Rendimento escolar Características do estudante . Escola Superior de Tecnologias e Gestão
Citation
Carvalho, Renato Gomes, & Abreu, Carolina Castro (2018). Students’ Characteristics and Teachers’ Estimates about Their Academic Achievement. Paidéia, 28( ), .[fecha de Consulta 29 de Septiembre de 2022]. ISSN: 0103-863X. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305458408017
Publisher
Universidade de São Paulo