Repository logo
 
Publication

Promoção do bem estar em contextos educativos não formais para crianças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorFreitas, Sofia Carolina Abreu
dc.date.accessioned2022-02-04T13:44:35Z
dc.date.available2022-02-04T13:44:35Z
dc.date.issued2021-12-21
dc.description.abstractO Bem-Estar é considerado um dos tópicos focais da Psicologia Positiva, sendo mensurável através dos elementos que constituem o Modelo PERMA (Seligman, 2011). Assim, neste estudo pretende-se aplicar e validar um programa de promoção de Bem-Estar, em contextos educativos não-formais com crianças, de modo que se tornem mais capazes de enfrentar as adversidades do meio. A amostra é constituída por 27 crianças com idades entre os 5 e os 12 anos, os respetivos pais (27) e técnicos responsáveis (8). Para a recolha de dados foram utilizados os Questionários versão Pais e versão Técnicos e o Questionário PERMA Profiler, adaptado para a população portuguesa por Pocinho & Almeida (s.d.). Como intervenção foi utilizado o Programa de Bem-Estar FLOR. Não houve diferenças estatisticamente significativas, no entanto, os resultados demonstram indícios de que as sessões do programa promoveram o Bem-Estar das crianças. Estudos futuros poderão incluir uma amostra mais alargada e diversificada que permita a generalização dos resultados.pt_PT
dc.description.abstractWell-Being is considered one of the focal topics of Positive Psychology, being measurable through the elements that constitute the PERMA Model (Seligman, 2011). Thus, in this study it is intended to apply and validate a program to promote Well-Being, in non-formal educational contexts with children, so that they become better able to face the adversities of the environment. The sample consists of 27 children aged between 5 and 12 years, their parents (27) and responsible technicians (8). For data collection, the Parent and Technical Version Questionnaires and the PERMA Profiler Questionnaire were used, adapted for the Portuguese population by Pocinho & Almeida (s.d.). As an intervention, the Wellness Program FLOR was used. There were no statistically significant differences, however, the results show evidence that the program sessions promoted the children's Well-Being. Future studies may include a broader and more diversified sample that allows the generalization of results.pt_PT
dc.identifier.tid202918670pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4044
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicologia positivapt_PT
dc.subjectModelo PERMApt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectContextos educativos não formaispt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectPositive psychologypt_PT
dc.subjectPERMA modelpt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectNon-formal educational contextspt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titlePromoção do bem estar em contextos educativos não formais para criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Finalissimo.pdf
Size:
2.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format