Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
dc.contributor.authorMenezes, Pedro Gonçalo Batista
dc.date.accessioned2021-04-28T08:35:34Z
dc.date.available2021-04-28T08:35:34Z
dc.date.issued2021-03-05
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico (EP) é o culminar de uma etapa de formação, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários (MEEFEBS), da Universidade da Madeira (UMa), desenvolvido em regime de supervisão pedagógica, que confere a habilitação profissional para a docência. Nele se incluem atividades no âmbito a Prática Letiva (PL) no grupo de docência de Educação Física (EF), de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), de integração no Meio (AIM), bem como de Natureza de Cientifico-Pedagógica, na sua vertente individual e coletiva (ACPI e ACPC). As atividades inseridas na PL consistiram na organização do ensino, na preparação e lecionação das aulas, na reflexão sobre a avaliação, o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e do processo de ensino. A esta atividade acresce ainda a observação de aulas de outros professores. As AICE incidiram sobre a participação em realizações previstas na Planificação do grupo de professores de EF, o “Corta-Mato” e o “Festival de Desporto da Levada”, visando o enriquecimento da vida escolar. As AIM compreenderam a participação e organização de duas atividades, cuja finalidade foi promover a ligação da Escola com o Meio. Envolveu a Caraterização da Turma 4, do 9.º ano, do ensino Básico, da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS) e uma Atividade de Extensão Curricular (AEC) designada “Aula Tabata em Família”. As ACPI e as ACPC surgiram para dar resposta a necessidades e interesses identificados no núcleo de estágio, tendo sido abordado o potencial educativo da Dança e dos jogos reduzidos no Ensino do Futebol. Assim, o presente Relatório centra-se na análise do percurso em cada uma das quatro áreas que compõem o EP e também na articulação e integração dessas áreas.pt_PT
dc.description.abstractThe Pedagogical Internship is the culmination of a training stage of the Master's degree programme in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, of the University of Madeira, carried out in a pedagogical supervision regime, which confers the professional qualification for teaching. It includes activities in the scope of Practice Teaching in the teaching group of Physical Education, Intervention in the School Community, Integration in the Environment, as well as Activities of a Scientific-Pedagogical Nature in its Individual and Collective aspect. The activities included in the Teaching Practice consisted of the organization of teaching, the preparation and teaching of the classes, the reflection on the evaluation, the development of the students' learning and the teaching process. This activity also included the observation of classes given by other teachers. The Intervention Activities in the School Environment focused on the participation in events included in the planning of the group of EF teachers, the "Corta-Mato" (cross country) and the "Levada Sports Festival", aiming at the enrichment of school life. The Integration Activities in the Middle comprised the participation and organization of two activities, the purpose of which was to promote the connection of the school with the environment. It involved the characterization of Class 4, 9th year of basic education, of the Dr. Ângelo Augusto Silva Primary and Secondary School and a Curricular Extension Activity called "Aula Tabata em Família". The Activities of a Scientific-Pedagogical Nature in its Individual and Collective aspect came about to respond to needs and interests identified in the internship centre, which addressed the educational potential of dance and the short games in teaching football. Therefore, this report focuses on the analysis of the path taken in each of the four areas that make up the Teaching Practice and also on the articulation and integration of these areas.pt_PT
dc.identifier.tid202695522pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3328
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectAlunopt_PT
dc.subjectPedagogical internshippt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectTeaching-learning processpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectStudentpt_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silvapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
REM_PedroMenezes_AF_provisoria-mesclado.pdf
Size:
2.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format