Publication
A importância da educação física no imaginário social: estudo exploratório com alunos, professores e encarregados de educação
dc.contributor.author | Bárbara, Albino | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Deodato | |
dc.contributor.author | Melim, Inês | |
dc.contributor.author | Simões, Joana | |
dc.contributor.author | Lopes, Helder | |
dc.date.accessioned | 2017-11-27T11:07:07Z | |
dc.date.available | 2017-11-27T11:07:07Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Ao longo do último século a Educação Física foi marcada por sucessivas melhorias e regressões. Em 2012 houve medidas que resultaram em graves prejuízos para a disciplina (Andrade et al., 2012). Devido a todas estas alterações consideramos pertinente questionar os alunos, professores e encarregados de educação sobre a importância atribuída à Educação Física. Este estudo exploratório contou com a participação de 665 alunos, 170 professores e 641 encarregados de educação de quatro escolas do concelho do Funchal. O estudo é de natureza qualitativa, cujo instrumento utilizado foi o questionário. Os resultados mostram que os encarregados de educação e os professores de outras disciplinas referem que a disciplina de EF é importante e os objetivos centram-se na promoção da saúde e prática de atividade física. Os alunos são o grupo que apresenta níveis menos satisfatórios para com a disciplina. Apesar da valorização assumida pelos professores e encarregados de educação, recordamos neste artigo episódios que se sucedem nas escolas e que parecem ser contraditórios com os resultados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8805-10-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1700 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Uniersidade da Madeira | pt_PT |
dc.subject | Imaginário social | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Encarregados de educação | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A importância da educação física no imaginário social: estudo exploratório com alunos, professores e encarregados de educação | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 19 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 8 | pt_PT |
oaire.citation.title | Problemáticas da educação física II | pt_PT |
person.familyName | Lopes | |
person.givenName | Helder | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1388-9473 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A importância da Educação Física no imaginário socialHelderLopes.pdf
- Size:
- 451.46 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: