Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
687.63 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Na década de 80, deu-se início a um percurso na área da educação artística que contribuiu, em larga medida, para o atual panorama cultural da Região Autónoma da Madeira. Através de um projeto piloto em duas escolas do 1.º CEB, na área da expressão musical, ao qual se juntou dois anos depois a expressão dramática, assistia-se aos primeiros passos de uma prática, que se foi desenvolvendo e consolidando em termos de gestão curricular. Todo o caminho percorrido até a atualidade, representa muitas conquistas, mas também muitos desafios, nem sempre fáceis de gerir, desafiando políticos e principais responsáveis no modo de entenderem as práticas curriculares na área das artes. Neste âmbito, com este artigo, pretende-se fazer um roteiro, enunciando as várias etapas de quase 40 anos de práticas artísticas no ensino genérico, sistematizando o moledo inicial, enquadrando os caminhos que se foram trilhando e situando as principais soluções encontradas para a consolidação de um modelo que é uma referência no panorama educativo, na área da Educação Artística.
Description
Keywords
Educação artística Educação musical Madeira (Portugal) . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Educação artística na Região Autónoma da Madeira : conquistas e desafios / Maria Natalina Faria Cristóvão Santos. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 58-80.
Publisher
Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação