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  • A expressão artística sob o olhar da educação ambiental
    Publication . Santos, Natalina; França, Ana
    Mais do que nunca, hoje ganha particular relevo a urgência do desenvolvi mento de uma consciência ecológica, consciência essa que deve ser trabalhada desde cedo. Este processo exige um olhar crítico, clínico e persistente por parte de todos os cidadãos, em particular dos professores e educadores que têm um papel relevante da formação do indivíduo. Ora, é neste contexto que no âmbi to da licenciatura em educação básica se perspetiva a criação de ambientes de aprendizagem potenciadores da transformação de resíduos em objetos sonoros e cénicos. A transformação, a recriação de materiais são parte integrante dos con teúdos das Unidades Curriculares (expressão musical e expressão dramática), que, de uma forma interdisciplinar, criativa e imaginativa, proporcionam a sua utilização, em contexto didático e pedagógico no âmbito da Educação. É nesta visão de cruzamento de saberes e consciência ecológica que se pretende que o futuro profissional de educação experiencie e promova, em ambientes formais e não formais de aprendizagem, atitude e comportamentos que contribuam para um futuro sustentável.
  • Educação artística na Região Autónoma da Madeira: conquistas e desafios
    Publication . Santos, Maria Natalina Faria Cristóvão
    Na década de 80, deu-se início a um percurso na área da educação artística que contribuiu, em larga medida, para o atual panorama cultural da Região Autónoma da Madeira. Através de um projeto piloto em duas escolas do 1.º CEB, na área da expressão musical, ao qual se juntou dois anos depois a expressão dramática, assistia-se aos primeiros passos de uma prática, que se foi desenvolvendo e consolidando em termos de gestão curricular. Todo o caminho percorrido até a atualidade, representa muitas conquistas, mas também muitos desafios, nem sempre fáceis de gerir, desafiando políticos e principais responsáveis no modo de entenderem as práticas curriculares na área das artes. Neste âmbito, com este artigo, pretende-se fazer um roteiro, enunciando as várias etapas de quase 40 anos de práticas artísticas no ensino genérico, sistematizando o moledo inicial, enquadrando os caminhos que se foram trilhando e situando as principais soluções encontradas para a consolidação de um modelo que é uma referência no panorama educativo, na área da Educação Artística.
  • Património musical madeirense: a preservação da identidade através do currículo
    Publication . Santos, Maria Natalina Faria Cristóvão; Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
    O objetivo do presente estudo consiste em perceber o papel do currículo na preservação da identidade cultural. O estudo justifica-se pelo seu contributo original no campo do currículo, mediante uma investigação pioneira e inédita no que diz respeito à articulação entre o currículo, a identidade e o património musical madeirense. Para compreender aquele processo, recorremos a um trabalho de campo, caracterizado por um estudo exploratório, sob a égide da abordagem qualitativa, abrangendo todos os professores de Educação Musical da Região Autónoma da Madeira. Como instrumentos de recolha, assinalamos: observação de conferências e a análise das planificações no âmbito do projeto Regionalização do Currículo de Educação Musical (RCEM), entrevistas semiestruturadas, inquérito por questionário e análise documental. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, organizados em seis categorias, e os dados quantitativos foram analisados através de uma grelha do programa excel. Dos resultados do estudo, evidenciamos: reconhecimento da importância da construção curricular local; integração de componentes regionais e locais no currículo como prática comum a todos os professores; valorização das atividades práticas e dos saberes dos alunos, constitui um vetor importante para a motivação; constatação de uma boa adesão pela maioria dos alunos às propostas naquele âmbito; reconhecimento de que as novas sonoridades são um fator de motivação; reconhecimento de carência de formação no âmbito do projeto RCEM; conhecimento e utilização de vários materiais pedagógicos no âmbito do projeto RCEM; existência de um conhecimento geral do património imaterial madeirense; conhecimento da grande maioria das instituições e grupos culturais musicais e da sua importância na pesquisa e divulgação do património; constatação de uma fraca colaboração entre aquelas instituições e a escola; reconhecimento de que a cultura demarca a identidade; constatação de que a música é um veículo de identidade; reconhecimento de que música madeirense representa um legado histórico; reconhecimento de que educação ajuda a formar a identidade do aluno, considerando que o currículo é um documento de identidade. Estes resultados sustentam a posição da educação, através do currículo, como vetor de transmissão cultural e formação da identidade.
  • A utopia de Paulo Freire e os caminhos da flexibilidade curricular na comunidade educativa
    Publication . França, Ana; Santos, Natalina Cristóvão
    Neste artigo, pretendemos estabelecer um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire – Ensinar exige disponibilidade para o diálogo (resgatado da sua obra “Pedagogia da Autonomia”) – e a ação flexível do currículo em relação com uma prática pedagógica reinventada. Várias têm sido as questões colocadas por Paulo Freire a partir da década de 60 e que continuam bem atuais. De facto, os saberes pedagógicos são basilares para esbater a impermeabilidade à mudança, sendo que para o efeito, a ação do professor é basilar para a efetivação de um diálogo fundamentado no currículo, nomeadamente na área da Educação Artística, cujas dimensões envolvem a escola, o professor e o aluno, por um lado, e, por outro, a abertura a novas formas de gerir esse mesmo currículo. E é neste entrecruzar de fios que colocamos em diálogo vários intervenientes na gestão curricular, à luz de normativos em vigor.