Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/2234
Título: Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Autor: Pestana, João Marcelo Ferreira
Orientador: Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
Palavras-chave: Estágio pedagógico
Prática docente
Educação física
Ensino-aprendizagem
Modelos de ensino
Pedagogic stage
Teaching practice
Physical education
Teaching-learning
Teaching models
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Data de Defesa: 4-Dez-2018
Resumo: O presente relatório de Estágio Pedagógico (EP), descreve, fundamenta e reflete as opções didático-metodológicas tomadas no âmbito da docência numa turma do 3º Ciclo, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro (ano letivo 2017-2018). A prática letiva foi desenvolvida numa turma de 9º ano, composta por 23 alunos, onde foram lecionados os conteúdos previstos pelo Programa Nacional de Educação Física. Considera-se que a prática letiva foi uma atividade central no processo de estágio, pela complexidade e multiplicidade de desafios que colocou, e pelo facto de todas as outras atividades de estágio serem construídas em torno da fundamentação da intervenção pedagógica. As atividades de intervenção na comunidade escolar surgiram da colaboração na organização e apoio às atividades idealizadas pelo grupo de Educação Física da Escola, e na dinamização de uma atividade de Orientação. As atividades de integração no meio (caraterização de turma e atividade de extensão curricular) tiveram como objetivos, o fornecimento de dados sobre os alunos ao conselho de turma e a união de todos os intervenientes (alunos, professores e encarregados de educação) em torno do projeto educativo da turma. Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógicas, incidiram sobre o estudo e validação do impacto de modelos de ensino alternativos, como foi o caso do Modelo de Educação Desportiva e o Modelo de Competência. Consideramos o EP uma etapa marcante na nossa carreira de docente, que agora se inicia. Em primeiro lugar pela oportunidade de compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos na etapa de formação anterior. Em segundo lugar, pela oportunidade que nos deu de aprofundar e integrar conhecimentos, lidando com questões complexas e desenvolvendo as soluções mais adequadas. Finalmente, pelo desenvolvimento de várias capacidades pessoais, entre elas a comunicação.
This report of Pedagogical Internship (EP), describes, bases and reflects the didactic-methodological options taken in the scope of the teaching of the 3rd Cycle class, in the Primary School of the 2nd and 3rd Cycles Dr. Eduardo Brazão de Castro (academic year 2017- 2018). The teaching practice was developed in a class of 9th grade, composed of 23 students, where the content provided by the National Physical Education Program was taught. It is considered that learner practice was a central activity in the internship process, because of the complexity and multiplicity of challenges it posed, and because all other internship activities were built around the foundation of pedagogical intervention. The activities of intervention in the school community arose from the collaboration in the organization and support to the activities idealized by the group of Physical Education of the School, and in the dynamization of an activity of Orientation. The activities of integration in the environment (class characterization and curricular extension activity) had as objectives, the provision of data about the students to the class council and the union of all the participants (students, teachers and parents) around the class educational project. Finally, the activities of a scientific-pedagogical nature focused on the study and validation of the impact of alternative teaching models, such as the Sport Education Model and the Competence Model. We consider the EP a remarkable step in our teaching career, which is now beginning. Firstly for the opportunity to understand and apply the knowledge acquired in the previous training stage. Secondly, for the opportunity it gave us to deepen and integrate knowledge, dealing with complex issues and developing the most appropriate solutions. Finally, by the development of several personal capacities, among them communication.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/2234
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoMarceloPestana.pdf4,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.