Browsing by Author "Almeida, Ana T."
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O enfoque qualitativo na avaliação de programas psicoeducativos: Aplicações e contributos da metodologia qualitativaPublication . Antunes, Ana P.; Xavier, Joana O.; Borges, Africa; Rodríguez-Dorta, Manuela; Rodríguez-Naveiras, Elena; Cadenas, María; Almeida, Ana T.; Miranda, CláudiaOs programas psicoeducativos surgem, nas mais diversas áreas, como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, verificando-se uma demanda crescente de propostas baseadas na evidência. Na avaliação destes programas assiste-se porém a alguma insatisfação com a metodologia quantitativa, sobretudo, quando não permite perceber profundamente os processos de mudança. O objetivo deste trabalho é ilustrar o contributo da metodologia qualitativa à investigação desenvolvida, através da apresentação de três processos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Apresentam-se os resultados alcançados em estudos realizados e discute-se a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da intervenção psicoeducativa.
- A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativoPublication . Antunes, Ana P.; Xavier, Joana O.; Borges, Africa; Rodríguez-Dorta, Manuela; Rodríguez-Naveiras, Elena; Cadenas, María; Almeida, Ana T.; Miranda, CláudiaNeste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.
- Mudanças na parentalidade em tempos de COVID-19: um estudo com pais e mães em PortugalPublication . Antunes, Ana P.; Martins, Silvana; Almeida, Ana T.A situação de pandemia mundial devido à COVID-19 teve implicações diversas na vida das famílias. Em Portugal, após ter sido decretado o primeiro confinamento geral em março de 2020, as interações e as vivências diárias de adultos e crianças dominaram o espaço de habitação. Dessa forma, também o exercício da parentalidade se confrontou com novas dinâmicas e exigências. O objetivo deste estudo é perceber como é que a experiência do confinamento foi associada a mudanças em que o funcionamento familiar depende em grande medida do modo como é exercida a parentalidade. Os participantes foram 1384 pais ou cuidadores (89.9% mães) que viviam com pelo menos um filho com menos de 18 anos, tendo participado de forma voluntária e consentida, respondendo ao convite partilhado nas redes sociais (e.g., Facebook, WhatsApp). Responderam no inquérito online, formado por 5 escalas relativas às rotinas diárias, à coparentalidade, à comunicação e regulação emocional, às redes de suporte social e ao humor, indicando o grau das mudanças no funcionamento familiar associadas ao exercício da parentalidade durante o tempo em confinamento. A partir do controlo do efeito das variáveis etapa do ciclo vital e a condição laboral, os resultados (Two-Way Manova) evidenciam mudanças no exercício da parentalidade. A etapa do ciclo e a condição do teletrabalho parecem surtir efeitos na disciplina positiva, no envolvimento familiar, no papel parental, na aliança parental e no acordo entre cônjuges, na tensão e sensibilidade emocional, bem como na perceção de apoio da rede informal. Salienta-se o papel das capacidades parentais e da parentalidade positiva como recursos de proteção necessários à estabilidade e ajustamento da criança e ao bem-estar da família.
- Parenting during the COVID-19 lockdown in Portugal: changes in daily routines, co-parenting relationships, emotional experiences, and support networksPublication . Antunes, Ana P.; Martins, Silvana; Magalhães, Laura; Almeida, Ana T.The COVID-19 pandemic challenged parental resources pertinent to coping with lockdowns. The main objective of this work was to study parenting during the COVID-19 lockdown. Specifically at focus were parental behaviors concerning key domains for the family (daily routine, co-parenting, emotional experience, and support network) and changes related to the pandemic and associated with the parents’ employment statuses. An online survey was carried out through an ad hoc questionnaire where participants completed questions about their sociodemographic data and rated how much their family routines, their co-parenting relationship, their emotional experiences, and the support available in the family network varied on a 5-point scale. The participants included 1384 parents, of which 286 responded to open questions regarding impactful experiences during the lockdown. The results showed differences in daily routine, co-parenting, emotional experience, and support network according to the parents’ employment statuses. Between-group comparisons showed that at-home parents caring for children with governmental aids generally revealed more positive parenting behavior changes, while at-home parents who were teleworking reported more difficulties in parent-child activities and co-parenting. Furthermore, the content analysis of the data confirmed how important themes such as family dynamics, professional activities, and the relationship with the school community were throughout the participants’ accounts of gains and losses. Overall, parents’ employment statuses are associated with diverse experiences during lockdown. The COVID-19 pandemic highlighted the importance of family resources and parental resilience, particularly during circumstances jeopardizing the ever-sensitive work-family balance.