Browsing by Author "Clara, Isabel Santa"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- António Aragão entre linhas, cores e volumesPublication . Clara, Isabel SantaNa primeira parte é apresentada, diacronicamente, a produção de António Aragão (1921-2008) na área das artes plásticas, percor rendo os seus principais trabalhos de desenho, óleo, aguarela, laca, escultura, cerâmica ou cola gem e incluindo as incursões pela arte pública. São referidos os géneros que abordou (retrato, natureza-morta, costumes, paisagem e uma fi guração mais inventiva e livre) e a multiplicidade dos seus interesses, tanto na diversidade de téc nicas como nas variações estilísticas, que podem ir de aproximações ao neo-realismo, ao expressio nismo, ao abstraccionismo, ao gestualismo ou a uma nova figuração de cunho neo-expressionista. É mencionado ainda o eco das suas exposições na imprensa local. A segunda parte procura destacar nexos e li nhas de força do seu percurso, como as suas os cilações entre a ligação à ilha e o apelo do mundo lá fora, entre a destruição e a construção no pro cesso criativo, entre o uso da palavra e o uso da imagem, entre a manualidade/ materialidade e o recurso à máquina, entre a atitude angustiada e a veia satírica. A terceira parte resume o papel das artes plás ticas no âmbito da sua multifacetada e dificilmen te categorizável produção artística, aludindo ao carácter de síntese, mas também à fogosidade, das suas últimas obras.
- DegrausPublication . Clara, Isabel Santa
- Palavrando: introduçãoPublication . Gaspar, Emanuel; Clara, Isabel Santa
- Temas e problemas da construção de uma história da arte na MadeiraPublication . Clara, Isabel Santa
- Teresa Jardim: a diversidade como fio condutorPublication . Clara, Isabel SantaA partir da mostra “Dar a palavra”, de Teresa Jardim, inaugurada em 2021, na Ga leria Espaçomar, da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, faz-se uma reflexão sobre a diversidade de processos a que recorre a autora, cruzando livre mente objectos, palavras e imagens, tenham estas o estatuto de pintura, de desenho ou de fotografia. Tendo como referência anteriores exposições suas, procura-se salientar o idiolecto da autora e o propósito dos recursos processuais e estilísticos com que nos dá a ver/ler as suas interrogações acerca das estratégias do próprio acto criativo.