Browsing by Author "Teixeira, Joana"
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- Avaliação Inicial: situações jogadas como ferramenta pedagógicaPublication . Teixeira, Joana; Gouveia, Sílvia; Simões, Joana; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
- Contributos práticos para operacionalização do frisbee na escolaPublication . Teixeira, Joana; Simões, Joana; Nóbrega, Miguel; Gouveia, Sílvia; Lopes, HelderA disciplina de Educação Física é um meio privilegiado para aplicação de novas metodologias e instrumentos que visem o desenvolvimento holístico e integral do aluno, sendo que temos a possibilidade de enriquecer o currículo da disciplina com uma grande diversidade de matérias. Considerando as potencialidades do Frisbee como matéria alternativa nas aulas de Educação Física, nomeadamente ao nível do grau motivacional do aluno, temos por objetivo apresentar algumas propostas de operacionalização desta matéria de ensino, expondo alguns exemplos de organização da aula e exercícios que solicitam comportamentos relevantes. Para tal, apresentaremos três propostas de abordar o Frisbee nas aulas de Educação Física: (1) entrada em ação (10 a 20 minutos da parte inicial da aula); (2) durante uma aula (45 ou 90 minutos); ou (3) aulas politemáticas (juntamente com outras matérias de ensino). As propostas tratam-se de ferramentas didático-pedagógicas para abordar o Frisbee, como matéria alternativa, nas aulas de Educação Física. Cabe a cada professor adaptá-las ao seu contexto escolar e a cada aluno em particular.
- O Kin-ball na escolaPublication . Gouveia, Sílvia; Simões, Joana; Nóbrega, Miguel; Teixeira, Joana; Lopes, HelderNos dias que correm deparamo-nos com várias problemáticas associadas à escola atual, mais especificamente à abordagem sistemática dos mesmos Desportos Coletivos, ao longo dos diferentes ciclos de ensino, que por vezes se apresentam trabalhados de modo precário nas aulas de Educação Física. Neste contexto e atendendo a que esta disciplina é um meio privilegiado para aplicação de novas metodologias e instrumentos que visem o desenvolvimento holístico e integral dos alunos, propomos a abordagem do Kin-ball como matéria alternativa às que já são instituídas. É de referir que esta apesar de solicitar o mesmo tipo de comportamentos implícitos nos Desportos Coletivos, surge como uma ferramenta pedagógica eclética, de fácil adaptação aos espaços e que possibilita ao Professor jogar com aspetos motivacionais dos seus alunos, relacionados, por exemplo, com as grandes dimensões da bola. Contudo e apesar de reconhecermos o potencial da introdução de novas matérias de ensino nas aulas de Educação Física, estas não podem ser um pretexto para que tudo fique basicamente na mesma. É fundamental que sejam selecionadas para dar resposta às necessidades dos alunos e aos comportamentos que queremos solicitar, para que existam as transformações que se pretendem e não porque “estão na moda” ou “são giras e diferentes”.