Browsing by Issue Date, starting with "2018-06"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Ordenamento territorial e a sua relação com o turismo regional: o caso de estudo da Região Autónoma da Madeira (RAM).Publication . Castanho, Rui Alexandre; Camacho, Rafael; Naranjo Gómez, Jóse Manuel; Loures, Luís; Cabezas, JoséAtualmente, um desenvolvimento e crescimento sustentável são, indiscutivelmente, uma das maiores preocupações e objetivos dos territórios periféricos. De facto, esta tipologia de crescimento já não é apenas um desejo, mas sim uma necessidade territorial, a fim de melhorar a qualidade de vida das populações e ainda para garantir um futuro às gerações vindouras. Tendo em consideração esta tipologia de crescimento, em regiões com bases socioeconómicas “reféns” do turismo, estudos que analisem os processos de ordenamento e planeamento territorial e a sua relação com esta atividade são fundamentais para o desenvolvimento territorial sustentável. Através de ferramentas e metodologias exploratórias, como disso são exemplo: o método de análise de caso de estudo, a análise de impacto territorial, ou os questionários de exploração das perceções públicas; nesse sentido, foi conduzido um estudo de perceções públicas de ordenamento territorial sobre o turismo da Região Autónoma da Madeira (RAM). A investigação permite verificar a relação entre as políticas de ordenamento territorial e o seu impacto no turismo regional, assim como o crescimento insustentável da região.
- I Congresso Internacional em Planeamento Sustentável e Ordenamento Territorial: resumos do CongressoPublication . Lousada, Sérgio António Neves
- WebProject: toolbox estudante universitárioPublication . Santos, Wilson Jesus Carvalho; Baras, Karolina; Soares, Maria Luísa PereiraThe Internet has been growing exponentially in recent years, having a major impact on how information is passed on to people. The technology has served different purposes, especially in the field of Psychology, where its potential use in mental health interventions is identified, namely to help people change certain thoughts and behaviors, promoting their psychological well-being. Throughout university journey, there are many challenges that a student has to face, such as managing anxiety, time, methods of work, among others. It is therefore imperative that universities take an active role in promoting the well-being and mental health of their students in order to help them overcome these challenges. The present project consists of the development of an interactive web platform for university students that aims to contribute to their psychological well-being by providing contents and exercises based on the principles of cognitive-behavioral and positive psychology therapies, constituting a tool for self-help and mutual-help. After a research on already existing platforms within the scope of this project and a research on the concepts of Psychology on which this project is based, the necessary requirements and functionalities for the platform were defined. Based on this specification, some technologies (content management systems, frameworks and databases) were analyzed to be used in the implementation of the solution. During the platform development process, usability tests and focus groups were conducted with students from different areas in order to detect possible errors and receive new suggestions and feedback to meet their considerations. The technologies used for development have proven to be useful and able to meet the specified requirements, and usability tests have revealed that the platform does not contain any major issues that undermine this attribute, with test results being improved with each test performed.
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Ana Margarida Moura Rosa; Correia, Fernando Luís de SousaO presente relatório surge após a partilha de aprendizagens, no contexto da intervenção pedagógica, com os alunos da Sala Laranja da EB1/PE da Fonte da Rocha, do 3.º A da EB1/PE do Galeão e do 1.º A da EB1/PE e Creche da Nazaré e os seus respetivos docentes. Ao longo deste documento estarão relatadas as vivências do contexto escolar e das respetivas práticas, expondo os vários ambientes educativos e refletindo sobre os mesmos. Para ajudar a organizar a reflexão e dar-lhe consistência dividi-o em três partes devidamente identificadas, contendo o enquadramento teórico e metodológico, responsável pelo suporte de toda a praxis. A última parte debruça-se na descrição e reflexão acerca dos três contextos onde decorreram as intervenções pedagógicas. Em todo este percurso assumiu-se uma atitude reflexiva, desde o processo de observação, planificação até a ação. Aliada a esta ideia, surge a necessidade de proporcionar às crianças envolvidas situações em que estas desempenhavam o papel de construtoras do seu próprio conhecimento. Para que tal fosse possível, foram aplicadas estratégias de intervenção tendo em conta os grupos e o contexto educativo dos mesmos, de modo conseguir ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Por fim, importa salientar a intervenção com as comunidades educativas das escolas que se efetivou através das atividades desenvolvidas com as mesmas, permitindo a integração entre os diferentes agentes educativos.
- Atribuições causais, estratégias self-handicapping e perceção subjetiva de rendimento académico em estudantes do ensino superiorPublication . Vargas, Jennire Indira Gonçalves; Miranda, Lúcia do Rosário Cerqueira deAs atribuições causais referem-se a crenças importantes que atuam no final da sequência motivacional e que influenciam as expetativas de sucesso futuro dos indivíduos. Por sua vez, as estratégias self-handicapping representam escolhas ou atos realizados, antes ou durante uma atividade, pelo indivíduo, que prejudicam a sua realização. Estas estratégias são utilizadas, frequentemente, para regular as ameaças à autoestima causadas pelo medo de fracassar no percurso académico. A literatura na área tem sugerido que as estratégias de self-hadicapping fornecem a base para as atribuições causais, uma vez que são comportamentos ou circunstâncias criadas intencionalmente para ludibriar a perceção, que os outros podem ter, do desempenho do sujeito, caso ocorra o insucesso. O principal objetivo deste trabalho é examinar o contributo específico das perceções subjetivas de desempenho académico nas atribuições causais e nas estratégias self-handicapping num grupo de 700 estudantes do ensino superior de uma universidade pública portuguesa. As variáveis foram medidas através do Questionário das Atribuições para os Resultados Escolares (QARE, Miranda & Almeida, 2008), da Escala de Estratégias selfhandicapping (EEA, Boruchovitch & Ganda, 2013), e foi ainda recolhida a perceção subjetiva de rendimento académico dos estudantes através de uma questão elaborada para o efeito. Verificaram-se associações com significado estatístico entre as atribuições causais e as estratégias self-handicapping, principalmente nas raparigas, assim como, entre as perceções subjetivas de rendimento, as atribuições causais e as estratégias de selfhandicapping, registando-se uma maior associação entre estas variáveis no 2º ano das licenciaturas, tanto nas raparigas como nos rapazes. Embora, ao longo dos 3 anos de licenciatura, a explicação do rendimento académico se faça por diferentes modelos, as variáveis que mais variância explicam são as atribuições ao esforço e organização do estudo e as atribuições à falta de esforço e organização do estudo. Reflete-se sobre possíveis circunstâncias do contexto de aprendizagem que podem justificar a adoção das atribuições e das estratégias self-handicapping.
- Análise da perceção de crianças e adolescentes obesos do 2º Ciclo face ao seu bem-estar psicológicoPublication . Silva, Rodrigo Miguel Vieira; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Cruz, Isabel Cristina Rodrigues daA obesidade e em particular a obesidade infantil tem sido considerada como a epidemia do século e uma ameaça para a saúde pública. As últimas previsões continuam sendo alarmantes considerando os riscos que apresentam, no que se refere ao desenvolvimento das crianças, vindo desta forma influenciar aspetos relacionados com os comportamentos alimentares e da autoestima. Neste sentido, com o presente estudo pretendeu-se avaliar a perceção que as crianças e adolescentes obesos têm em relação à sua Imagem Corporal e Autoestima. A amostra é constituída por 100 alunos (n=100), sendo que 56 são alunos do género feminino e 44 do género masculino. As idades dos alunos situam-se entre 9 e os 14 anos, sendo a idade média 11,28 anos. Os instrumentos utilizados foram: a Escala de Autoestima de Rosenborg (1965), versão portuguesa adaptada por Ferreira (2001), e o Questionário de Imagem Corporal de Huddy (1993), traduzido e adaptado por Cristina Senra et al, (2006). Para analisar o objetivo proposto recorreu-se à média, o desvio padrão e a distribuição das frequências, teste paramétricos e não paramétricos. Os resultados obtidos após o tratamento dos dados permitiram concluir que existem uma tendência para uma Autoestima ser negativa em ambos os géneros. Os indivíduos do sexo feminino apresentam uma ligeira disposição para manifestar uma Imagem Corporal Desfavorável em relação ao género masculino. Contudo, os mesmos resultados não são estatisticamente significativos. No entanto o estudo revela-nos que há um aumento de crianças com excesso de peso e obesas, tal como evidenciado pela Organização Mundial de Saúde nas suas últimas investigações. Recomendamos para futuras investigações no mesmo âmbito, que a avaliação da massa gorda (IMC) sejam realizados através de técnicas de bioimpedância e a inclusão de variáveis socioeconómicas, contextos familiares, hábitos alimentares, sucesso académico e autoconceito.
- Variantes da solução de Scheffé para o problema de Behrens-Fisher baseadas em reamostragemPublication . Oliveira, João Luís Nogueira de; Velosa, Sílvio FilipeNum par de artigos de 1943 e 1944, Sche é deduziu para o problema de Behrens-Fisher uma solução simples com distribuição t exacta, que mostrou ter boas propriedades. Todavia, posteriormente preteriu essa solução em favor do teste t aproximado de Welch. Neste trabalho mostramos que a estatística de teste de Welch se pode obter por reamostragem da solução de Sche é. Utilizamos o mesmo processo de reamostragem para obter outras variantes da estatística de Sche é, de que fazemos uma exploração simples por simulação.
- Sistema de medição de distâncias para aplicações médicas com base na Câmara NanEye StereoPublication . Ascensão, Bernardino José de Jesus; Dias, Fernando Manuel Rosmaninho Morgado Ferrão; Santos, Pedro Nuno Teixeira dosO presente projeto visou desenvolver um sistema que permita efetuar medições de distâncias em aplicações médicas, como por exemplo, a medição de pólipos e de outras alterações morfológicas, em contexto de endoscopia, para a determinação de diagnósticos médicos, utilizando o sistema NanEye Stereo criado pela empresa AMS Sensores Portugal. O algoritmo proposto por este trabalho poderá ser englobado no projeto do NanEye Stereo, como sendo parte integrante deste, adicionado à biblioteca de software utilizada pelo sensor. Os dois requisitos necessários a considerar são a eficácia, para determinar dimensões das estruturas, e o tempo de resposta, que deverá ser baixo, de forma a não afetar o desempenho do resto do sistema. A forma como a aprendizagem das estruturas é feita neste projeto aproxima-se das redes neuronais, nomeadamente ao comportamento dos olhos, uma vez que através de duas perspetivas diferentes, o cérebro processa a informação dando a noção de profundidade. O algoritmo criado permite calcular profundidades e dimensões de estruturas com base na correlação de pontos sobre os alvos nas imagens stereo, de forma simples e precisa. Tendo em conta as pequenas dimensões do sensor NanEye, o sistema criado permite operar a profundidades de 2 a 26 mm. No entanto foram encontradas dificuldades no que concerne à correlação do ponto sobre o alvo nas duas imagens stereo, por apresentarem ligeiras diferenças na imagem obtida por cada um dos sensores de imagem. De modo a ultrapassar este obstáculo, foi estudada e trabalhada a correlação das imagens, originando o desenvolvimento de complexos processos que visam a melhoria da qualidade nas duas imagens usadas para o processamento das distâncias.