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- Investigar: guia etnográfico das sociedades marítimas e piscatóriasPublication . Escallier, Christine
- Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rocha, Ana Margarida Sardinha; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaEste Relatório de Estágio foi concebido para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do ensino Básico. Por esse motivo, o mesmo pretende evidenciar uma reflexão acerca do trabalho desenvolvido no decorrer das práticas pedagógicas que ocorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, nos níveis de ensino supramencionados. No que concerne à intervenção no contexto da Educação Pré-Escolar, esta teve início em outubro de 2016 e terminou em dezembro do mesmo ano, sendo de referir que ocorreu com um grupo de crianças com 3, 4 e 5 anos de idade. Por sua vez, a intervenção no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos destintos. Assim sendo, desenvolvi a minha ação numa turma de 4.º ano, de março até junho de 2017. Relativamente à última prática pedagógica, esta decorreu entre outubro e dezembro de 2017, numa turma de 1.º ano. Tendo consciência de que a observação, a reflexão e a investigação constituem estratégias fundamentais para assegurar a aprendizagem significativa de todas as crianças, este relatório apresenta a Investigação-Ação como uma metodologia que possibilitou a exploração de uma área que despertava o interesse, não só das crianças com o qual desenvolvi a minha ação no contexto da Educação Pré-Escolar, como também das que integravam o grupo do 4.º ano. Neste sentido, as questões selecionadas foram, respetivamente, Como responder adequadamente às solicitações das crianças da sala da Fantasia relativamente às suas curiosidades sobre a prática experimental? e Como responder adequadamente às solicitações dos alunos do 4.ºA relativamente às suas curiosidades sobre o ensino experimental?. Importa esclarecer que, relativamente à última prática pedagógica, esta metodologia não foi empregue, uma vez que a intervenção teve como intuito abordar questões do ponto de vista didático.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gonçalves, Mariana Cristina Abreu; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório, elaborado para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, incide no desenvolvimento dos estágios realizados numa sala de berçário com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 20 meses, no Infantário “O Girassol”; numa turma de 1.º ano, na Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, em que a faixa etária incidia nos 5 e nos 6 anos, e numa turma de 3.º ano, com idades entre os 8 e os 9 anos, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira. Neste sentido, o relatório apresenta um enquadramento teórico e metodológico que sustenta a contextualização das intervenções realizadas nas instituições referidas. Apresenta uma vertente prática, em que se verifica o desenvolvimento de projetos de investigação-ação. Destes projetos advieram duas questões, que incidiram na utilização de diferentes materiais e objetos na sala de 1.º ano, de forma a enriquecer o ambiente educativo relativamente ao desenvolvimento das crianças e da sua aprendizagem cooperativa. Verificou-se que as crianças mostraram estar mais recetivas, entusiasmadas e interessadas nas atividades, desenvolvendo a socialização, a partilha e respeito pelo outro, a comunicação e a interajuda nos trabalhos de grupo. Por sua vez, o último estágio direciona-se para questões didáticas, em que impera o cumprimento curricular face ao Português, Matemática e Estudo do Meio. Saliento que, no fim de cada estágio, a reflexão é o fator chave para o aperfeiçoamento de toda a ação educativa, sendo que a criança é sempre vista como o centro do processo pedagógico.
- Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da LadeiraPublication . Vieira, Sandra Carolina Gouveia; Brazão, PauloO presente relatório, que surge no âmbito de obter o grau de mestre em Educação PréEscolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB), fundamenta-se com as minhas práticas pedagógicas em ambos os níveis de ensino, bem como a teoria e as metodologias em que me baseei para as mesmas. A observação e a reflexão foram cruciais para conseguir desenvolver as minhas intervenções e os projetos de Investigação-Ação, formulando questões pertinentes, resultando na implementação de estratégias. A primeira prática ocorreu em contexto na EPE com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro. A questão formulada para a problemática do grupo foi Como promover situações de cooperação e de partilha, através do debate e negociação na sala dos piratas?. As estratégias utilizadas, perante esta questão, foram bem-sucedidas e, num momento final, os alunos demonstraram uma maior facilidade em partilhar, respeitando os colegas. Quanto às práticas realizadas no 1.º CEB, em primeiro lugar numa turma do 1.º ano e, por fim, a última prática realizou-se numa turma de 4.º ano. Sendo que pretendia que a minha intervenção fosse adequada às necessidades dos vários grupos, segui alguns pressupostos teóricos e metodológicos que me guiaram neste percurso, com o intuito de proporcionar um ensino de qualidade. É de referir que a última intervenção não desenvolvi esta metodologia pois centrou-se na exploração das didáticas. Quanto à questão pertinente para o grupo do 1.º A, Como promover competências de concentração nos alunos do 1.º A? e às metodologias adotadas, as estratégias implementadas resultaram num aumento de motivação dos alunos e, consequentemente, uma maior concentração nas tarefas realizadas. Tudo o que, aqui, se encontra explanado é o culminar do que considerei fulcral no meu percurso de formação e, ao mesmo tempo, para uma futura prática profissional.
- Serviços de iniciação de pagamentosPublication . Costa, Jacinto Duarte Afonso; Quintal, Filipe Magno Gouveia; Camacho, Pedro Miguel SantosThe present thesis is focused on identified issues from the banking industry, namely the absence of a common interface for all banks; issues related to security; or the intermediaries’ dependency for purchases. Several bodies are significantly investing in order to resolve these challenges. Among them, one may highlight the European Commission, which proposes the use of an Application Program Interface (API) centralised for all e-banking services. This API was suggested through the Revised Payment Service Directive (PSD2). In this thesis, the issues identified were taken into account, and an effort was made to overcome them through the use of the PSD2. The PSD2 directive was introduced by the European Commission to resolve many issues in the banking industry. We explored the PSD2 directive through a case study focused on creating an intermediary payment, and its incorporation in an e-commerce website. An payment system called NearSoft Payment Provider (NPP) was implemented. It is easily integrable into a website through a set of widgets, which allows payments through a transactions’ request under the PSD2 directive. In addition, other features such as payment management between different accounts, purchase history visualization, and payment security mechanisms were added. During the development we had the concern of making the platform as easy as possible when it comes to its expansion, integration and maintenance. There was as well the concerb on properly documenting all the developed code. The approach taken was tested according to its usability (8 participants) and ease of integration (2 programmers/developers), producing encouraging results. However, additional tests will be needed in order to prove the validity of the solution proposed.
- Connect bridge management studio: a web-based application used to manage and test connect bridge serversPublication . Baptista, Vítor Miguel Costa; Quintal, Filipe Magno de Gouveia; Takahashi, Jefferson KenjiConnecting Software is a software development company focused on the development of integration solutions. For this, the company created a platform named Connect Bridge and some products based on this platform which provide an out-of-the box solution for the common integration issues faced by companies. The Connect Bridge (CB) is an integration platform mainly based on a server (usually named CB Server) that uses a plugin architecture to allow its users to connect to a variety of systems (e.g., Microsoft Exchange, SharePoint or Dynamics CRM). Each plugin (usually called as a connector), allows the platform to access a different target system. Connect Bridge platform is managed by two different applications, the Administration Tool and Query Analyzer. These two tools are old-fashioned and only compatible with Windows operating systems, which limits the number of customers that can use this platform. This project aims to solve these problems by creating a Single Page Web Application called Connect Bridge Management Studio which was developed using Angular and ASP.NET Core. At the end of this project, Connecting Software has a ready to deploy application that is capable of replacing Query Analyzer and Administration Tool in all their core features. The evaluation of this project was made comparing the existing tools with the CB Management Studio. Also, an evaluation with users was performed using the think-aloud technique and SUS test which presented satisfactory results. The present document describes the process followed to achieve this solution, focusing on the most critical aspects of its development and the faced challenges.
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gonçalves, Carla Filipa; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasO presente Relatório incide sobre a Prática Pedagógica, que decorreu em três Instituições de Ensino Público, nomeadamente, EB1/PE de São Martinho (sala dos 4/5 anos); EB1/PE da Ladeira, (1.º ano de escolaridade); e EB1/PE com Creche da Nazaré (3.º ano de escolaridade), durante os anos letivos 2016/2017 (pré-escolar e 1.º ano) e 2017/2018 (3.º ano). Este trabalho tem como principal objetivo a explanação de toda a Prática Pedagógica, focando aspetos relacionados com a caraterização dos contextos educativos e procurando compreender a natureza da função docente, a partir da análise das Orientações Curriculares para o Pré-Escolar, dos Programas e Metas Curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e da revisão da literatura dos principais contributos pedagógicos. Na Prática Educativa em contexto de Pré-Escolar, a metodologia de investigaçãoação foi utilizada, uma vez que representa a possibilidade de granjear uma aprendizagem significativa de cada criança. Para isso, reflete-se sobre a questão: “Como é que o “brincar” pode influenciar a aprendizagem no grupo de crianças da Pré III?”. Assim, para responder a esta questão-problema, utilizaram-se estratégias de intervenção pedagógica promotoras do brincar, nomeadamente o respeitar o tempo das crianças, para que elas pudessem usufruir de momentos de brincadeira livre, com a sua participação intencional e espontânea e, ainda, orientando a atenção da criança com o objetivo de promover uma maior aprendizagem. Em todas estas circunstâncias, privilegiou-se o estímulo para a brincadeira, com o recurso a materiais diversos e apoiando as crianças nas suas escolhas, explorações e descobertas. O fundamental era, sobretudo, incentivar a curiosidade natural de cada criança, criando condições para que “aprendesse a aprender”. Neste contexto, as diferentes áreas foram abordadas de forma globalizante e integrada, aliando momentos de brincadeira espontânea a aprendizagens significativas. Na Prática Educativa em Contexto de 1.º Ciclo, procurou-se proporcionar atividades que contribuíssem significativamente para a obtenção e aprofundamento dos conhecimentos dos alunos, não sendo seguida a metodologia anteriormente referida, pois centrou-se, fundamentalmente, em questões didáticas.
- Supporting physical training in healthy older adults through biocybernetic adaptation and exergamingPublication . Muñoz Cardona, John Edison; Bermúdez i Badia, Sergi; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Cameirão, Mónica da SilvaPhysical inactivity in older adults is commonly associated with the development of chronic diseases, poor maintenance of functional status, possible cognitive declines and the loss of physical independence. With the aim of reducing the social and economic burdens generated by the high percentages of older adults in the population, active aging programs have been intensively promoted. These programs, however, suffer from low rates of adherence and a lack of exercise’s personalization that end up in demotivated older adults. Exercise videogames (Exergames) have been established as a fun and enjoyable method to promote physical activity, by using competition, timely feedback, and fun, they counteract the monotony of exercise routines. Although frequently attractive, the use of Exergames for exercise promotion in older adults still faces challenges in demonstrating effectiveness regarding functional fitness, cognitive functions, and game user experience. Moreover, the long-term effects of using Exergames as a structured exercise program in the older population have been rarely investigated. To tackle these limitations in Exergaming research, this thesis uses two different Human-Computer Interaction (HCI) techniques: humancentered design and physiological computing. The main objective is to maximize Exergaming effectiveness via: i) providing a more personalized, diversified and enjoyable game experience through custom-made Exergames and ii) optimizing the body responses while exercising with a physiologically intelligent software layer. First, a set of four Exergames that covers aerobic endurance, muscular strength and motor ability fitness domains were carefully designed via contextual design. Secondly, the biocybernetic loop construct from physiological computing is used to improve the cardiovascular performance of older adults through an Exergame that adapts its difficulty based on game performance and exertion levels, thus persuading players to exert in the desired and recommended levels. Two cross-sectional and two longitudinal controlled studies were completed in local senior gymnasiums with active older adults addressing multiple research questions to unveil the role of customized and adaptive Exergames in promoting physical activity. We demonstrated how attractiveness and effectiveness can be successfully combined in Exergaming design to deliver encouraging and motivating exercises that are equivalent (or sometimes better) to conventional training methods. Moreover, we illustrated the design of a set of physiological computing software tools that can be extensively used for biocybernetic adaptation in videogames, and physiological signal post-processing and interpretation.