Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Medicina Básica"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A formação da identidade do professor de acupuntura: um diálogo interculturalPublication . Barros, Thereza Roberta Andrade de; Kotecki, Ana Maria França Freitas Kot; Cavalcanti, Rilva José Pereira UchoaA pesquisa teve como objetivo estudar a formação da identidade do professor de acupuntura em escolas existentes na cidade do Recife e Região Metropolitana, refletindo acerca dos desafios e decisões que possibilitaram a construção de uma carreira docente. Ao tempo em que desbravou alguns caminhos, discutiu a importância dos elementos culturais e filosóficos e seu impacto na formação docente, acentuando uma condição necessária: os diálogos entre as culturas, sem hierarquização, mas com respeito e reverência a um conhecimento milenar. Com uma abordagem qualitativa, foi aplicado o método de estudo de casos múltiplos, que contou com a contribuição de professores que participaram de entrevistas semiestruturadas e posteriormente de grupo focal. Também foi realizada análise documental para fechar a triangulação da recolha de dados. Para análise de conteúdos, foram elaboradas categorias advindas dos discursos dos entrevistados, focadas nas temáticas formação de professor, supervisão pedagógica e diálogos interculturais. Sem intenções de julgamentos ou comparações, a dissertação põe em debate uma formação que percorre o caminho da paixão e autonomia, o que permitiu pontuar outras contribuições para formação inicial e continuada do professor de acupuntura.
- MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementiaPublication . Conceição, Maria João Pereira Gouveia da; Cameirão, Mónica da SilvaCom o envelhecimento da população, é cada vez mais comum encontrar pessoas com demência. A demência é caracterizada pela perda de habilidades emocionais e cognitivas. Nesta dissertação, propomos um novo sistema para estimulação cognitiva através de jogos, o MentalSense, onde pessoas em estado demencial podem realizar alguns exercícios cognitivos para cuidar de um animal de estimação, trabalhando no mínimo cinco domínios cognitivos: atenção, memória episódica, raciocínio lógico, pensamento abstrato e funções executivas. O jogo está implementado em tablet para poder ser usado em diversos lugares e situações. Foram realizados diversos estudos, desde questionários online e entrevistas a cuidadores formais e informais, e seguiu-se um design participativo com psicólogo e psicomotricista, onde obtivemos informação sobre as necessidades desta população e de quem presta cuidados a estes. Realizámos um estudo piloto, o qual culminou em sugestões para o melhoramento da aplicação final. O protótipo final foi testado através de um estudo de caso com dois participantes acompanhados por um psicólogo, que realizaram várias sessões com o MentalSense, com resultados positivos.
- A relação entre a intensidade e o volume de treino com a ocorrência de lesões musculares em jogadores de futebol profissionaisPublication . Mendes, Milton; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Martins, João Francisco PestanaUm dos maiores desafios que os jogadores profissionais de futebol enfrentam ao longo das suas carreiras são as lesões desportivas. Níveis excessivos ou insuficientes de carga de trabalho podem levar a fadiga crónica e aumentar o risco de lesões musculares. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a ocorrência de lesões musculares e as variáveis locomotoras em termos de volume e intensidade durante a pré-época e a primeira fase competitiva, considerando duas épocas desportivas diferentes dentro de uma mesma equipa. Participaram neste estudo 53 jogadores de futebol masculino (25,0 ± 4,3 anos; 180,5 ± 5,8 cm; 76,2 ± 6,9 kg) de um clube profissional da Primeira Liga Portuguesa. Os resultados mostraram uma interação significativa entre as duas épocas e os dois momentos da época para a distância total [.65, F (1, 51) = 28.1, p < .001], corrida em alta velocidade [.91, F (1, 51) = 5.92, p = .026], acelerações [.75, F (1, 51) = 16.8, p < .001], desacelerações [.87, F (1, 51) = 7.8, p = .007], metros percorridos por minuto [.43, F (1, 51) = 67.7, p < .001], metros máximos percorridos por minuto [.49, F (1, 51) = 52.4, p < .001] e tempo total de todas as sessões semanais de treino [.74, F (1, 51) = 17.9, p < .001]. Os nossos resultados indicam que quanto maior o volume e a intensidade dos níveis de carga de trabalho, menor é a probabilidade de os jogadores sofrerem lesões musculares nas duas primeiras fases de uma época desportiva. Investigações futuras poderão beneficiar da inclusão de mais variáveis e da integração de outros clubes no estudo.