Publicações em Atas de Congressos/Conferências, etc.
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Browsing Publicações em Atas de Congressos/Conferências, etc. by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Aprendizagem e diversidade. O papel do currículo e suas teorias críticas e pós-críticasPublication . Fernandes, Jesus Maria VazNuma primeira parte, pretende-se clarificar o conceito de diversidade cultural, convocando dois direitos inalienáveis do ser humano: o direito à diferença individual, constitutiva da identidade pessoal e o direito à pertença e à inclusão, ambos analisados numa perspetiva de poder, para posteriormente se estabelecer a relação entre a aprendizagem e a diversidade. No âmbito dos estudos curriculares, as teorias críticas e pós críticas têm tido um papel fundamental para desvelar como os processos de marginalização do “diferente” se desenvolvem na escola, não só ao nível do currículo oficial e expresso, como também, e essencialmente, do currículo oculto, muitas vezes de forma inconsciente, categorizando e hierarquizando culturas diversas, ao promover uma suposta superioridade cultural, étnica, racial, religiosa, de género, ou outra, relativamente às demais.
- A formação inicial de habilitação conjunta: modos de ser e estar na profissão docentePublication . Fernandes, Adérita; Pereira Fernandes, Adérita Cristina; AdéritaO presente texto pretende dar a conhecer a investigação no âmbito da tese de doutoramento, intitulada Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades, enquadrada na temática da formação de professores. Assente na certeza de que o contexto da formação inicial de professores é percecionado como um válido e complexo território de pesquisa e conhecimento, bem como agrega uma dimensão portadora de uma enorme responsabilidade social no desenvolvimento da sociedade, importa refletir acerca dos seus modos de organização e operacionalização e, acima de tudo, no seu impacto na construção e desenvolvimento da identidade profissional docente. Este estudo, situado no contexto específico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurou compreender como é que este curso de habilitação profissional conjunta forma futuros docentes para o exercício profissional no âmbito de duas profissões diferentes: Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e perceber a sua influência na construção da identidade profissional docente. As opções metodológicas sustentaram-se nos objetivos da investigação, congruentes com a não linearidade caraterística dos estudos qualitativos e, consequentemente, do estudo de caso. O caso definido é o Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira e contou com participantes que cumpriam cumulativamente dois requisitos fundamentais, nomeadamente, ser ex-estudante do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade da Madeira e já terem exercido atividades docentes quer na Educação de Infância, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na apresentação, análise e interpretação dos dados, procurou-se, a partir dos dados recolhidos, compreender a relação entre a formação inicial de professores e a prática profissional, isto é, como é que as participantes vivenciaram a socialização da profissão, realçando a transição entre profissões, assim como a construção e desenvolvimento da sua identidade profissional.
- Inovação pedagógica e aprendizagem: possibilidades e desafios em contextos educativos diversificadosPublication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséA investigação apresentada consiste de um processo interpretativo, organizado e sistemático orientado para a emergência de conceitos ou práticas, capazes de contribuir para o aprofundamento do conhecimento e compreensão da realidade da Inovação Pedagógica (IP), em múltiplos ambientes de aprendizagem formais, não formais e informais. Conceptualmente, discute-se a Inovação Pedagógica num contexto de pós modernidade, com os domínios epistemológico e axiológico a constituírem desafios crescentes para a educação, e para a escola em particular, esta, ainda muito presa a práxis incapaz de promover uma aprendizagem profunda e significativa de um conhecimento cada vez mais plural, intersubjetivo e complexo. A investigação estrutura-se, assim, numa metassíntese interpretativa, incidindo em 107 dissertações e teses, defendidas na Universidade da Madeira, entre 2007 e 2015, em Ciências da Educação-Inovação Pedagógica. Sendo, na sua totalidade, estudos qualitativos, esta metassíntese recorre à metodologia metaetnográfica. O processo indutivo permitiu, na 1ª etapa, estruturar sínteses interpretativas sucessivas, nas quais se identificaram 1285 Segmentos Conceptuais suscetíveis de constituírem ideias, conceitos ou tópicos relevantes para a temática. Na 2ª etapa - translação dos estudos primários - 1º Nível de Síntese, identificaram-se 42 Conceitos-Chave significativos, culminando na 3ª etapa - Síntese das Translações-, 2º Nível de síntese, com a constituição de 5 categorias macroconceptuais, nomeadamente: a construção de competências, a profissionalidade docente, as experiências de aprendizagem dos alunos, a natureza da práxis e, por fim, os recursos instrumentais. As conclusões revelam a Inovação Pedagógica como realidade complexa e multidimensional assente em processos conscientes e críticos de mudança, relevando o domínio das capacidades e atitudes dos alunos, associados a um agir pedagógico comprometido com referenciais epistemológicos construtivistas. Revela-se, ainda, uma práxis inovadora profundamente insularizada, num ambiente micro de intervenção, enquanto as TIC revelam o potencial de, em certas circunstâncias, apoiarem a criação de novas formas de aprendizagem. As recomendações têm como destinatários as instituições educativas, enquanto facilitadores de espaços de cultura colaborativa, e as instituições de política educativa enquanto responsáveis por um racional de progressiva desburocratização e de facilitadores de exercício de real autonomia nas escolas.