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- A cultura motora como polo atractor da mudança da escolaPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, AnaA dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
- Ensino inclusivo nas aulas de educação física: uma reflexão às práticas pedagógicasPublication . Rodrigues, Ana; Prudente, João; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Gouveia, Elvio; Lopes, HelderA publicação de recente legislação como o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, reforça o direito de cada aluno a uma educação assente nas suas potencialidades e necessidades, num contexto de equidade, em que todos devem ter as mesmas oportunidades para explorar os seus limites. Sendo inegável o papel de toda a comunidade educativa na promoção e implementação da inclusão, este trabalho focaliza-se num dos agentes: o professor de Educação Física. Pretende-se assim, equacionar e refletir sobre este docente enquanto promotor de ambientes educativos desafiadores de sucesso, em que se respeita os interesses, a expressão da sua identidade cultural na Educação Inclusiva, bem como inventariar perceções, metodologias e práticas pedagógicas adotadas por estes profissionais no âmbito de uma Educação Inclusiva.
- A personalização do processo pedagógico – o diálogo professor-alunoPublication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Prudente, João; Antunes, Hélio; Gouveia, ÉlvioUm processo pedagógico que vise o desenvolvimento das capacidades e poten cialidades do aluno, tem de ser personalizado. A perceção que o aluno tem da escola, das metodologias, das matérias, de si próprio e das relações com os outros, não pode ser subestimada no planeamento, implementação e controlo do processo. No âmbito do projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, in tervir, transformar (EFERAM-CIT)”, esta variável tem assumido uma importância acrescida, permitindo dar resposta às necessidades e motivações do aluno sem se perder a coerência programática. Os resultados obtidos evidenciam que, ter em consideração a perceção do aluno sobre as diferentes vertentes do processo pedagógico, facilita o permanente diálo go professor-aluno, potenciando o desenvolvimento do espírito crítico na linha do que é defendido por Paulo Freire.
- Mountain hikes and Levada practitioner’s motivation and experience- characterizationPublication . Fernando, Catarina; Lopes, Helder; Noite, João; Rodrigues, Ana; Vieira, Sara; Alves, Ricardo; Prudente, JoãoMadeira Island provides excellent conditions for those who visit its Natural Scenarios due to its variety of landscapes, weather, topography and infrastructures. It is then fundamental to think about the experience that is provided. The aim of this study is to identify the 3 main dimensions related to the practitioner’s experience while performing mountain hikes or Levadas: 1. Practitioner’s motivations; 2. Practitioner’s predisposition; 3. Practitioner’s experience. A “QEFENRAM” survey was applied (Florido, 2010). 293 replies were obtained, after the activities’ conclusion (males: 124; female: 169). The data analysis showed the following results: a) Considering the different levels of motivation, 52,6% of the participants revelled intrinsic motivation while 27,1% showed extrinsic motivation; b) 79.2% is aware of safety measures and has the necessary competence to perform the activity; c) 76.3% reported to be highly focused on their activity and also felt to be part of the scenario itself. Meanwhile 10.9% refer to feel interfering, negatively, with the environment. We can characterize the practitioner’s motivations and experience and based on this information we can discuss about the need to improve some aspects in the touristic scenarios to improve the experience in Levadas and mountain hikes.
- O apoio tecnológico à adoção de um estilo de vida ativo e sustentávelPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Élvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Prudente, João; Antunes, Hélio; Rodrigues, AnaA adoção de um estilo de vida ativo e sustentável pode ser potenciada se existir a consciência daquilo que efetivamente se faz ou deveria fazer. A utilização de meios tecnológicos que permitem uma monitorização dos pro cessos pode assumir um papel importante nessa consciencialização. Com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criamos condições para uma abordagem transdisciplinar potencian do intervenções pedagógicas que promovem, de forma lúdica, a adoção de estilos de vida ativos e sustentáveis. Através da utilização de smartphones, smartwatchs, pedómetros, etc. que permi tem registar de forma integrada, por exemplo, a atividade física, os hábitos alimen tares e a respetiva pegada ecológica, tem sido possível desenvolver um processo pe dagógico que potencia o espírito crítico e a tomada de decisão consciente perante os desafios a que se tem de dar resposta.
- Hikes and levadas in Madeira: characterizing visitors and their experiencePublication . Prudente, João; Lopes, Helder; Noite, João; Rodrigues, Ana; Vieira, Sara; Alves, Ricardo; Fernando, CatarinaRecent research indicates that more and more often tourists use the Madeira Natural Park (MNP) area to develop their physical activity, through mountain hiking and Levada walks. This study aims at identifying tourists’ characteristics and to understand how visitors live their experience. A survey was carried out at the end of two different activities and the sample was divided into two groups (G1: Levada Walks in the Laurissilva; G2: Walks outside the Laurissilva). The data was collected immedi ately after the activity ended (total: 293; male: 124; female: 169) and people were asked about: 1. Information availa ble at the start of the activity; 2. Interaction and attention demand; 3. Natural area visited. The data indicates that the Madeira tourists have higher education, many are students and teachers, the majority being European. Our tourists are well informed about the natural environment and more than 90% agreed that it was ideal for aesthetic enjoyment and inspiring exploration. Our findings can help the tourist agents to improve their products, encour age the agencies to attract new markets outside Europe and can work as a basis for providing more guidance in the MNP, promoting a higher ‘flow experience’.