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Camacho Sousa, Fábia

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  • Desenvolvimento cognitivo na adultez emergente: um estudo na Universidade da Madeira
    Publication . Sousa, Fábia; Beja, Maria João; Franco, Glória
    Este estudo visa contribuir para a discussão do desenvolvimento epistemológico na adultez emergente. Consiste na descrição do desenvolvimento epistemológico dos estudantes do ensino superior e na identificação de variáveis associadas. Neste sentido, são apresentados dois estudos realizados na Universidade da Madeira, em 2010 e 2016, com 295 estudantes no estudo 1 e 232 estudantes no estudo 2, do 1º e 2º ciclo de diferentes áreas de formação académica. Nos resultados não se verificou a progressão desenvolvimental esperada em termos de um pensamento absolutista para um pensamento mais relativista, mas sim um aumento do absolutismo conforme se avança na formação académica. Em ambos os estudos, os resultados mostraram que o desenvolvimento epistemológico dos estudantes varia em função de variáveis sociais e académicas.
  • Vulnerabilidade social em contextos de riscos naturais: uma revisão sistemática da literatura
    Publication . Sousa, Fábia Camacho; Beja, Maria João; Franco, Glória; Rodrigues, Domingos
    A vulnerabilidade social é fundamental nas políticas de mitigação dos riscos, isto porque, quando os indivíduos são expostos de igual forma a perigos de magnitude semelhante, o grau de vulnerabilidade é que determina os diferentes danos e perdas. Contudo, como o conceito de vulnerabilidade é multifacetado, torna-se difícil operacionalizar e medir a vulnerabilidade dos indivíduos. Não obstante, a vulnerabilidade social tem sido avaliada, essencialmente, através de indicadores, que variam consoante os estudos, sendo que alguns parecem aumentar e outros diminuir o grau de vulnerabilidade. O presente artigo pretende efetuar uma revisão sistemática da literatura sobre os fatores que aumentam e diminuem a vulnerabilidade dos indivíduos aos riscos naturais. Efetuou-se uma pesquisa nas bases de dados B-on e Ebsco e nas plataformas google académico e BVS Psicologia Brasil, da qual resultou a análise de 12 artigos científicos, publicados entre 2003 e 2020. Os estudos selecionados evidenciaram que: a) a vulnerabilidade social tem sido operacionalizada essencialmente através de indicadores (variáveis sociodemográficas e contextuais); b) paralelamente a estes indicadores é importante incluir a perceção de risco e a resiliência; c) variáveis sociodemográficas e contextuais aumentam a vulnerabilidade, enquanto variáveis relacionadas com a perceção de risco e a resiliência diminuem o grau de vulnerabilidade.