Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Reflexiones del futuro profesorado sobre la inclusión de la diversidad sexogenérica
    Publication . Torrejón, Begoña Torrejón; Brazão, Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira; Mendonça, Alice
    El objetivo de este trabajo es discutir la inclusión de la diversidad de género en la formación docente, así como las posibilidades y sugerencias de iniciativas a desarrollar en el campo de la educación inmediata, media y a larga distancia. Metodológicamente, estudiaremos un enfoque cualitativo, basado en el aporte de estudiantes de segundo año de Educación Infantil de la Universidad de Cádiz, España, a través de entrevistas en grupo abierto sobre sus concepciones sobre la diversidad sexual y de género y cómo desarrollar la inclusión diversidad y género en el contexto académico. Analizamos y discutimos dos foros de datos categorizados: 1) Concepto de inclusión de la diversidad de género; 2) Caracterización del actual sistema educativo español en relación con la inclusión de la diversidad de género; 3) Quién, dónde y cómo debe trabajarse la inclusión; 4) Acciones a desarrollar por los tutores; 5) Propuestas para el enfoque de la inclusión de la diversidad de género. Se concluye que es necesario un trabajo transversal, sistemático y continuo para la inclusión de la diversidad sexual y de género en todos los contextos académicos, con acciones educativas que proporcionen momentos de escucha a los estudiantes LGBTQIA+ y a sus familias.
  • Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
    Publication . Brazão, Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira; Mendonça, Alice; Cardoso, Lívia de Rezende
    Desde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado.
  • Representações dos estudantes sobre arte nos cursos profissionalizantes de educação física e de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso na Universidade da Madeira
    Publication . Mendonça, Alice; Brazão, Paulo
    Conceitualizar a Arte é uma tarefa complexa porquanto pressupõe aceder aos múltiplos significados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. É a partir deste exercício que nos propusemos determinar as representações dos estudantes de dois cursos profissionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico44), atendendo aos respetivos percursos de formação anterior: licenciaturas em Educação Física e Educação Básica. A partir dos distintos planos de formação curricular, tentámos perspetivar de que modo esta formação inicial influencia o entendimento dos estudantes face ao conceito de Arte. Para efetivarmos este estudo de caso, recorremos a bibliografia especializada e aos planos curriculares das duas licenciaturas em apreço. A identificação das perceções dos estudantes decorreu da aplicação de inquéritos por questionário, pelo que a triangulação das diferentes fontes de dados se traduziu numa abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender de que modo a formação inicial condiciona as perceções destes dois grupos de estudantes. Deste modo, embora a valorização da Arte lhes seja comum, as representações desenham-se de acordo com a formação inicial.
  • Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental
    Publication . Mendonça, Alice; Brazão, Paulo
    Conceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos signifi cados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemonos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profi ssionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico***3). Através da pesquisa bibliográfi ca e da aplicação de inquéritos por questionário identifi cámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profi ssional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas.
  • Estereótipos de género entre os estudantes da formação de professores em educação infantil (0-10 anos): estudo de caso na Universidade da Madeira
    Publication . Mendonça, Alice; Brazão, Paulo; Nascimento, Andreia Micaela Sardinha do; Freitas, Diogo
    Embora a igualdade de género se encontre legalmente formalizada, os homens e as mulheres continuam a participar de forma distinta na sociedade, tal como atestam as estatísticas da Universidade da Madeira, onde em 2018/19, num total de 110 estudantes matriculados nos cursos de Formação de Professores para a Educação Infantil, apenas 3 são homens. Para determinarmos os motivos desse facto, aplicámos-lhes um inquérito por questionário. Concluímos que a abordagem das questões de género se encontra limitada a duas Unidades Curriculares e que, entre os estudantes, subsiste a ideia de que a feminização daquela profissão se encontra de tal modo enraizada que a implementação de quotas de género dificilmente conseguirá inverter esta tendência. A nível pedagógico, a diversidade e a heterogeneidade foram elencadas como fatores que permitem aumentar mais a produtividade das crianças. Ao nivel da cidadania, a divisão de tarefas entre os géneros acentua-se com o aumento da idade e em situação conjugal.