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- Psychology in education and health IV: Proceedings of the IV Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. 1st International Scientific Meeting in Psychology, 14th and 15th October, 2019, Madeira, PortugalPublication . Galindo, Edgar; Reschke, Konrad; Franco, Glória; Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda; Beja, Maria João; Rodrigues, Nuno; Witruk, Evelin
- Desenvolvimento cognitivo na adultez emergente: um estudo na Universidade da MadeiraPublication . Sousa, Fábia; Beja, Maria João; Franco, GlóriaEste estudo visa contribuir para a discussão do desenvolvimento epistemológico na adultez emergente. Consiste na descrição do desenvolvimento epistemológico dos estudantes do ensino superior e na identificação de variáveis associadas. Neste sentido, são apresentados dois estudos realizados na Universidade da Madeira, em 2010 e 2016, com 295 estudantes no estudo 1 e 232 estudantes no estudo 2, do 1º e 2º ciclo de diferentes áreas de formação académica. Nos resultados não se verificou a progressão desenvolvimental esperada em termos de um pensamento absolutista para um pensamento mais relativista, mas sim um aumento do absolutismo conforme se avança na formação académica. Em ambos os estudos, os resultados mostraram que o desenvolvimento epistemológico dos estudantes varia em função de variáveis sociais e académicas.
- Vulnerabilidade social em contextos de riscos naturais: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Sousa, Fábia Camacho; Beja, Maria João; Franco, Glória; Rodrigues, DomingosA vulnerabilidade social é fundamental nas políticas de mitigação dos riscos, isto porque, quando os indivíduos são expostos de igual forma a perigos de magnitude semelhante, o grau de vulnerabilidade é que determina os diferentes danos e perdas. Contudo, como o conceito de vulnerabilidade é multifacetado, torna-se difícil operacionalizar e medir a vulnerabilidade dos indivíduos. Não obstante, a vulnerabilidade social tem sido avaliada, essencialmente, através de indicadores, que variam consoante os estudos, sendo que alguns parecem aumentar e outros diminuir o grau de vulnerabilidade. O presente artigo pretende efetuar uma revisão sistemática da literatura sobre os fatores que aumentam e diminuem a vulnerabilidade dos indivíduos aos riscos naturais. Efetuou-se uma pesquisa nas bases de dados B-on e Ebsco e nas plataformas google académico e BVS Psicologia Brasil, da qual resultou a análise de 12 artigos científicos, publicados entre 2003 e 2020. Os estudos selecionados evidenciaram que: a) a vulnerabilidade social tem sido operacionalizada essencialmente através de indicadores (variáveis sociodemográficas e contextuais); b) paralelamente a estes indicadores é importante incluir a perceção de risco e a resiliência; c) variáveis sociodemográficas e contextuais aumentam a vulnerabilidade, enquanto variáveis relacionadas com a perceção de risco e a resiliência diminuem o grau de vulnerabilidade.
- Competencias sociales y emocionales y hábitos de lectura en niños(as) del 1.º ciclo de Educación BásicaPublication . Santos, Natalie de Nóbrega dos; Franco, Glória; Beja, Maria JoãoLas competencias sociales y emocionales tienen una gran importancia en el éxito académico y en la adaptación personal y social. El objetivo de este estudio es determinar si los hábitos de lectura están relacionados con el desarrollo de estas competencias. Participaron 106 alumnos, entre los 6 y 10 años, de una escuela de la Región Autónoma de Madeira, Portugal. Fueron utilizadas las versiones portuguesas del: Teste de Comprensión Emocional; Inventario de Inteligencia Emocional; Prueba Cognitiva de Inteligencia Social; Prueba de Evaluación de Competencia Social. Fueron contabilizados los libros leídos en el primer semestre del año escolar anterior. Los resultados indican que los grandes lectores presentan mayor comprensión emocional y más competencias en la resolución de problemas sociales.
- Burnout e o psicólogo educacional: o caso da RAMPublication . Santos, Natalie; Branco, Susana; Freitas, Lénia; Gonçalves, Liliana; Franco, Glória; Beja, Maria JoãoA Síndrome de Burnout é considerada um fenómeno dos tempos modernos, ostentando um lugar de destaque nas profissões que envolvem o apoio e a prestação de cuidados a outros indivíduos. A profissão de psicólogo, pelas suas especificidades, enquadra-se nos grupos de risco de desenvolvimento do Burnout daí a pertinência da investigação nesta área de forma a conhecer a realidade e posteriormente proceder ao desenvolvimento de medidas de prevenção e intervenção. O presente estudo equaciona um modelo integrado de Burnout e objetiva analisar os níveis de Burnout e os fatores que influenciam esta síndrome num grupo de 27 psicólogos educacionais, da educação especial. Como instrumentos de medida foram utilizados o Questionário de Stress nos profissionais de Saúde (QSPS) e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (SMBM) traduzida e adaptada por Gomes (2012). Através dos resultados obtidos verificou-se que a maior parte dos psicólogos apresenta baixos níveis de Burnout mas que outra parte significativa apresenta níveis médios a elevados, demonstrando uma heterogeneidade de resultados. Relativamente aos fatores que mais contribuem para o aumento dos níveis de stress, revelaram-se mais expressivos os aspetos relacionados com a carreira e a remuneração e o excesso de trabalho.