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- Apresentação-dossiê de políticas educacionais, cultura e currículo: alternativas teórico-metodológicas para um cenário pós-pandemiaPublication . Silva, Ivanderson Pereira da; Brazão, José Paulo; Heckler, Valmir
- A expressão dramática na licenciatura em educação básica na Universidade da Madeira: a dimensão pessoal e criativa do educador numa pedagogia críticaPublication . Kot-Kotecki, Ana Maria França; Brazão, José PauloA atividade de expressão dramática na Licenciatura em Educação Básica decorre das vivências socioculturais dos estudantes. Nesta comunicação apresentamos um conjunto de jogos e brincadeiras experienciadas pelos estudantes, refletidas numa dimensão pessoal, criativa e pedagógica, considerando as conceções de currículo enquanto projeto. Estes têm a oportunidade de construírem uma planificação, uma ação e uma avaliação negociada experienciando a criação e transformação de personagens em vários tipos de representação. É neste contexto de cooperação em grupo, de liberdade de expressão e criatividade, que se evidencia o conhecimento de si, o conhecimento do outro bem como a construção de ambientes de aprendizagem promotores de desenvolvimento curricular. Assim a pedagogia crítica emerge na ação dos estudantes, através da participação, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, do sentido democrático, direcionado para a liberdade e dignidade humana.
- Aprendizagem colaborativa e processos de formação: experiências formativas na produção de artefatos educacionais sociotecnologicosPublication . Gomes, Antenor Rita; Brazão, José Paulo; Amorim, Ricardo José RochaEste Trabalho notícia sobre o um projeto de pesquisa em desenvolvimento, realizado numa parceria entre a Universidade do Estado da Bahia – UNEB e a Universidade da Madeira (UMa) envolvendo pesquisadores das duas Universidades propositoras além da colaboração de pesquisadores/consultores de outras universidades brasileiras e estrangeiras como como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Cádiz (UCA-ES), Universidade Federal do Pernambuco (UFPB) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O projeto busca compreender como ocorrem as experiências formativas por meio da Produção de Artefatos Educacionais Sociotecnológicos (AEST) em uma comunidade de prática onde se incluem professores em situação de Formação. Para o desenvolvimento da pesquisa de Inspiração etnográfica está sendo desenvolvida uma plataforma interativa envolvendo dois polos de ação e formação (em Jacobina, Bahia, BR e em Funchal, Madeira, PT) por meio da qual serão desenvolvidos os processos de (auto) formação, produção, e socialização dos artefatos produzidos pela pesquisa. A experiência empírica engloba uma fase de (auto) formação e desenvolvimento de conceitos e uma fase de desenvolvimento e experimentação de artefatos educacionais sociotecnológicos. O projeto inclui ainda, um curso de formação para profissionais da educação e professores dos dois polos e terá duração inicial de 01 ano no qual se espera que cada participante da formação projete cenários educativos constituídos de artefatos educacionais sociotecnológicos. Estes cenários, seus artefatos e os respetivos processos de construção serão objetos de análise durante toda a pesquisa.