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- Pedagogia, tecnologia e cultura democrática: que sentidos fazem na escola pública atual?Publication . Brazão, José Paulo Gomes
- Cultura, tecnologia e currículo: relações e tensões em tempo de crisePublication . Brazão, José Paulo Gomes
- Evolução curricular em Portugal: relações e tensõesPublication . Brazão, José Paulo Gomes; Pereira, Maria Gorete
- Mercantilização da educação e hipercapitalismoPublication . Brazão, José Paulo Gomes
- Tecnologias de informação e comunicação em contexto pedagógico: um olhar sociocultural para o uso dos weblogsPublication . Brazão, José Paulo GomesO debate sobre o uso contextualizado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) não tem sido suficiente para uma visão educacional integradora das TIC na sala de aula e tem originado uma certa angústia entre os professores. A implementação das TIC ganha frequentemente o enfoque tecnológico / técnico subestimando o trabalho educacional mais vasto, situando-o entre o ensino tradicional e o “reinventar” de estratégias, como uma nova pintura para óculos de lentes gastas pelo uso secular do mestre-escola. Neste artigo pretendo explanar o resultado de uma investigação etnográfica, que considera três dimensões para o desenvolvimento das TIC, perspectivadas para a inovação pedagógica. Um caminho possível para os professores, preocupados em actualizar o seu trabalho pedagógico.
- O diário etnográfico eletrónico, um instrumento de investigação: três testemunhosPublication . Brazão, José Paulo Gomes
- A escola restante e a cultura digital: entre o déjà-vu e os novos ambientes de aprendizagemPublication . Brazão, José Paulo Gomes
- A construção e a análise do software diário etnográfico eletrónico na investigação etnográfica em educaçãoPublication . Brazão, José Paulo GomesO diário etnográfico tem sido usado como instrumento de registo do trabalho de campo, em investigação de natureza etnográfica. Neste artigo defendo que a utilização de um software apropriado vem facilitar o trabalho do investigador. Descrevo a construção e a utilização de um software que denominei de Diário Etnográfico Eletrónico. Para a reflexão apresento o testemunho de três relatos de investigadores que realizaram estudos de natureza etnográfica em educação. Finalizo reforçando a ideia de que as questões metodológicas sobre a observação e o registo são muito mais complexas que as questões técnicas. O conhecimento prévio do tema a estudar e a revisão da literatura é fundamental e deve fazer parte da subjetividade do investigador, tratada numa perspetiva crítica.